domingo, 25 de março de 2018

DESFAZENDO A IDEOLOGIA DOMINANTE


Karl Marx dizia que a ideologia é uma falsa consciência que tem como objetivo beneficiar a classe dominante, pois dá uma visão errônea da sociedade, da estrutura social, ou seja, das coisas como elas são. Ela causa um divório entre as palavras e as coisas e tem como efeito dissimular as contradições do mundo sob a aparente coerência das doutrinas, liberando-se da realidade ao pôr em cena uma ordem fantasmagórica, deixando patente o artifício de sua instauração, conforme já dizia Pierre Rosanvallon.

Tais ideologias, naturalmente, servem ao poder dominante, pois legitimam as desigualdades. E é neste momento que surge a principal tarefa da filosofia, que é justamente o de desmascarar os reais mecanismos de dominação da sociedade para além das aparências que estão contidas em tais ideologias. Até mesmo porque elas servem para alienar as pessoas, principalmente os trabalhadores que, não sendo donos de seu trabalho, eis que venderam sua força de trabalho a um empregador, acabam não tendo consciência de sua situação e da realidade ao seu redor. Restam não tendo a visão correta de que estão sendo explorados.

Assim sendo, amigas e amigos, surge aí o nosso principal objetivo que é justamente o de desfazermos estas falsas construções ideológicas, expondo suas entranhas, iluminando e deixando às claras estas adulterações das verdades de modo que elas venham ao conhecimento de todos sem eufemismos e sem as frágeis máscaras teóricas que procuram lhes dar aparências outras que não a de sua verdadeira essência, sempre com o objetivo de atingir os desideratos espúrios das classes dominantes.

Precisamos continuar jogando luz sobre os verdadeiros significados subjacentes aos fatos que o sistema vigente quer ocultar da população. Esta deve ser a nossa mais nobre missão em um momento em que as hostes do obscurantismo teimam em subjugar nossos corações e mentes.

Jorge André Irion Jobim


Nenhum comentário: