quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

UM PAÍS ACOVARDADO. Por Danilo Strano

Um STF que se acovarda frente ao poderoso Renan Calheiros, um presidente da República que tenta a todo custo proteger seus aliados com medo de abrirem a boca, uma grande mídia que com medo de perder anunciantes e parcerias com o governo não se manifesta, um judiciário que toma atitudes pensando na reação do público e dos amigos, partidos calados com medo de serem citados em alguma das tantas listas, uma Câmara dos Deputados que elege seu presidente para se proteger de acusações, sindicatos patronais que se escondem atrás de conchavos, e por fim, uma população que foi as varandas bater panela, mas agora se esconde com medo do futuro.

Brasil, fevereiro de 2017, parece que a prioridade de toda população próxima ao campo conservador é se auto-proteger, seja por medo da cadeia, de perder poder, de perder dinheiro ou mesmo criar uma indisposição com parcela da sociedade, todos parecem se calar e esperar os próximos capítulos. Mas chegamos a um impasse! O foco de todas movimentações levavam a prender Lula e inviabilizar uma candidatura forte e com reais chances de vencer novamente com um projeto popular, porém, todas investigações não levaram a nada concreto e a morte da companheira da vida do ex-presidente cria uma simpatia natural da população com ele.

Por outro lado, o campo progressista também não faz nada para mudar o ritmo das coisas. Com medo de perder poder, o PC do B e alguns petistas votam em Maia para presidência da Câmara. Os sindicatos dos trabalhadores não conseguem promover grandes manifestações, pois tem medo de perder os poucos direitos que estão sobrando. Os antigos líderes e formadores de opinião se dividem entre o Volta Dilma e o Lula 2018, mas mesmo assim de forma envergonhada, pois sabem que parte da população ainda tem a Lava Jato como guia para vida.

Vivemos em um momento que a classe média não admite o que fez, pois admitir a burrice é difícil. Um momento em que as camadas populares sabem que não apoiaram com todas as forças a companheira Dilma, pois assim o golpe não passaria e não sabem para onde correr. Um momento que os verdadeiros donos do capital estão sorrindo à toa. Enfim, quem diria que o sentimento do presidente Lula verificado na escuta ilegal, onde disse “O STF está acovardado”, se espalharia para toda sociedade brasileira.

DANILO STRANO é cientista político


http://jornalggn.com.br/noticia/um-pais-acovardado-por-danilo-strano

Nenhum comentário: