segunda-feira, 21 de novembro de 2016

“SOU FILHA DE TODOS OS PROJETOS SOCIAIS DO PT”, DIZ THAINARA FARIA, A VEREADORA NEGRA MAIS JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

A vereadora negra mais jovem do estado concedeu entrevista para o portal Linha direta
Elineudo Meira, Portal Linha Direta

Jovem, mulher, negra, moradora da periferia da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Aos 21 anos, Thainara Karoline Faria foi eleita à vereadora negra mais jovem do estado.  Hoje, bolsista do ProUni - Programa Universidade para Todos, está cursando o quarto ano de Direito na Uniara.

Em entrevista às TVLD e Rádio Linha Direta, a vereadora eleita falou da sua trajetória política e pessoal, da sua primeira eleição, da luta pela igualdade racial, do genocídio do povo negro e periférico, além de adiantar os projetos do seu primeiro mandato na Câmara de Araraquara.

‘PT existe’ “Foi quando eu gritei, quando ganhei.

No bate-papo, Thainara ressaltou que, das cinco mulheres mais votadas no município, quatro são do PT ou da coligação. Ela ainda destaca que, em duzentos anos de Araraquara, nunca teve uma vereadora negra.  “Eu sou a vereadora mais jovem mulher da Câmara, nesse momento político: ‘ser a mais votada do município’, petista, negra de periferia, foi uma surpresa para muita gente e inclusive para mim”, frisa.

Se colocando como filha de programas sociais petistas, Thainara considera  que os avanços a possibilitaram ir além. Ela conta que começou a participar das reuniões do Partido dos Trabalhadores devido à luta e a busca pela igualdade social. “Talvez se eu não tivesse consciência que tivesse outra realidade, por que o sistema não quer te mostrar que existe outra realidade, que você pode chegar mais longe. Por que o sistema quer você trabalhador, filho de operário. E eu vi as meninas fazer faculdade e tudo mais. Foi aí que prestei o ENEM e consegui 100% de bolsa do PROUNI, então, sou filha de todos os projetos sociais do PT. Assim como bolsa família”, conta ela.

Na entrevista, Thainara ainda falou de renovação. Segundo ela, essas eleições ficaram marcadas na cidade. “O menor que seja o número de jovens na política, aí não quer dizer que a juventude está ligado a renovação, por que renovação é sentido mais amplo possível, mesmo tendo um número baixo de candidato jovem tivemos uma crescente da juventude, na política, uma juventude que está ocupando as escolas, uma juventude que está lutando pelos seus direitos, então acredito que vem sim um marco na renovação e no desejos das pessoas”, disse.

Acho que a minha eleição vem no sentido de força de luta

Thainara falou também que a eleição deste ano foi um recado para a direita golpista e conservadora, mas também mostra que  a esquerda quer lutar de verdade. “É um recado muito forte mais para essa direita golpista e conservadora, mas também para a esquerda quer lutar de verdade, que quer alcançar. Acho que a minha eleição vem no sentido de força de luta, é um recado para o estado de São Paulo, sim, principalmente para a capital. A capital menospreza demais o interior de São Paulo e o interior de São Paulo tem muita coisa boa. O recado é para esquerda que vem para lutar, vamos juntos, é possível. A renovação que está acontecendo agora e vai estender para as novas eleições é pra dizer que precisamos dos jovens, precisamos das mulheres, precisamos dos negros, precisamos da galera da preferia”, destaca.

Ao final, a jovem vereadora deixou um recado aos simpatizantes e aos militantes do PT e pede que todos continuem na luta. ‘PT existe’ “Foi quando eu gritei, quando ganhei. O Recado é para a galera que acompanha o meu trabalho e para quem acompanha a luta. A gente vai resistir e a gente vai continuar independente de ser situação ou oposição, a nossa luta é a mesma, e eu quero deixar a disposição da população e fazer um mandato participativo, e ver a pessoas ocupando os espaços”, finaliza.

http://www.linhadireta.org.br/noticia/?id=54211


Nenhum comentário: