sexta-feira, 25 de novembro de 2016

OS ADVOGADOS DE LULA E A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA

A mídia tem se esforçado em manipular a população incauta, levando-lhe a falsa idéia de que os advogados de Lula estão tentando tumultuar a oitiva das testemunhas de acusação e que estariam usando uma 'estratégia' de estabelecer bate-boca e de confronto com Sérgio Moro, tentando fazê-lo se irritar.

Acontece que eles demonstram um profundo desconhecimento de como se desenvolve um processo na área criminal. Afinal, contraditar testemunhas incapazes, impedidas ou suspeitas é normal em um processo penal e o momento processual para que isto seja feito é justamente antes do início do depoimento das mesmas (art. 214 do CPP). E no caso das testemunhas arroladas para a acusação de Lula, estamos diante de casos de suspeições explícitas e indiscutíveis, eis que praticamente são todos delatores premiados. E existe alguém mais suspeito do que um indivíduo que delata outras pessoas para salvar a própria pele? Assim sendo, é natural que as contraditas continuem ocorrendo muitas vezes durante o transcurso da instrução processual.

Por outro lado, insurgir-se contra a conduta do juiz que sai do seu papel de julgador e passa a exercer o de acusador, também é normal e obrigatório, já que uma das características principais da jurisdição é justamente a imparcialidade do juiz. Afinal, o nosso sistema não é inquisitório, mas sim acusatório, significando que deve existir uma nítida separação entre as funções de acusar, julgar e defender, não podendo o juiz produzir provas ou defender já que tais funções não podem ser reunidas em apenas uma pessoa.

Devemos ressaltar também, que o juiz ao inquirir a testemunha deve obrigatoriamente se ater aos fatos descritos na denúncia, pois ela estabelece os marcos dentro dos quais deverá se delimitar a sentença final do julgador, sob pena de ferirmos de morte o princípio do contraditório, já que o réu se defende justamente dos fatos contidos na peça acusatória.

Outra insurgência normal de advogados criminais contra os magistrados ocorre quando eles têm suas perguntas indeferidas, pois isto também atinge os princípios do contraditório, da paridade das armas e da ampla defesa, já que em processos penais, não estamos tratando de mero patrimônio, mas sim do bem maior que é a liberdade das pessoas. É natural que os defensores queiram as respostas plenas para suas perguntas, pois eles têm todo o direito de obter a comprovação de suas alegações defensivas.

No entanto, vem a mídia espalhar a falsa noção de que ao assim agirem, os advogados de Lula usam de uma estratégia imoral e inusual, como se tratasse de um bando qualquer de chicaneiros, quando na verdade, eles estão exercendo suas profissões com extremada competência e esmero.

Nada disso senhores; prestem atenção, pois quem tenta enganar e manipular a população como sempre é esta mídia venal e golpista, tudo com o objetivo de atingir seus fins espúrios de continuar alienando e criando um exército de midiotas.

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS


Nenhum comentário: