quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A DEPLORÁVEL INABILIDADE ACUSATÓRIA

Em meus trinta anos como operador do direito, eu nunca tinha visto uma peça acusatória tão deplorável quanto esta que foi apresentada contra Lula pelos tais procuradores federais. Uma vergonha e um desprestígio claro para o Ministério Público Federal que infelizmente conta com pessoas tão despreparadas para o cargo que ocupam. Na verdade, um lamentável e fracassado show midiático levado a efeito por um bando de indivíduos deslumbrados pela possibilidade de obterem a fama de terem sido os "caras" que conseguiram denunciar Lula, lhe retirando a possibilidade de concorrer nas eleições presidenciais de 2.018.

Se eles querem atrair a atenção dos integrantes do mundo jurídico, deveriam fazer uma reciclagem e aprenderem que uma denúncia, ao ser elaborada, deve estar baseada em fatos reais e embasada em provas concretas e não apenas em ilações e achismos, sob pena de atingirem inútil e irreversivelmente a dignidade das pessoas que são por ela injustamente atingidas.  

Já não chegava o poder judiciário estar quase que completamente desmoralizado pela ação visivelmente política e golpista de alguns de seus magistrados, agora o Ministério Público envereda por este perigoso caminho de desfechar golpes e mostrar de forma tão escancarada sua parcialidade. No momento em que assim agem, eles perdem completamente as condições de exercerem as funções previstas constitucionalmente para as quais foram nomeados, eis que se tornam protagonistas de uma farsa.

Estou envergonhado por ver as instituições com as quais eu sempre precisei trabalhar e que até pouco tinham o meu mais profundo respeito, serem enxovalhadas por estas pataquadas efetivadas por alguns de seus componentes. Acho que os demais membros de tais órgãos deveriam se movimentar e fazer alguma coisa para resgatar a credibilidade que lhes está sendo retirada pela ação inconsequente destes maus promotores e juízes.

Sem exagero, estamos vendo surgir uma espécie de Neo-Inquisição disposta a promover sucessivas caças às bruxas, principalmente contra pessoas que ousam promover a ascensão das camadas mais carentes de nossa sociedade. Em breve, não duvido que a culpabilidade das pessoas perseguidas venha a ser aferida pelas tão temidas e odiosas ordálias, como se fazia naqueles tempos de obscurantismo inquisitório que estes procuradores e juízes estão tentando resgatar.

Gente. O momento atual exige que a sociedade se movimente com muita energia para combater este estado de coisas e elimine logo esta ditadura de maus promotores, juízes e políticos que vem sendo implantada aos poucos no Brasil. Afinal, tenho certeza de que a maioria dos brasileiros não tem o espírito de carneirinho para ser levado para o abate sem qualquer reação. Eles devem saber que a nossa mansidão dura apenas até o momento em que somos espezinhados por atitudes absolutistas destes falsos moralistas.

Mais do que nunca, é preciso lutar e resistir antes que a situação se torne irreversível e nos retirem o direito de sonhar com um mundo melhor com mais harmonia, igualdade e solidariedade. 

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS


Nenhum comentário: