sábado, 13 de agosto de 2016

UNIÃO TERÁ QUE INDENIZAR GAÚCHO QUE TEVE CPF DUPLICADO

Receita Federal confirmou que o número do CPF do gaúcho já havia sido utilizado no registro de um homônimo que reside na capital do estado do Amapá.

A União terá de indenizar um morador de Cruz Alta (RS) que teve o nome incluído no cadastro de inadimplentes do Serasa devido ao registro duplo do número de seu Cadastro de Pessoa Física. Na decisão, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) também determinou que seja emitido um novo cadastro em nome do autor.

O gaúcho tentava financiar um celular quando foi informado de que seu nome constava no cadastro de devedores. Ao obter a relação das pendências no órgão de proteção ao crédito, o autor observou que as dívidas haviam sido contraídas em Macapá, cidade que fica há mais de 3 mil quilômetros de distância do município onde reside. Após o ocorrido, ele procurou a Receita Federal, que confirmou que o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) já havia sido utilizado no registro de um homônimo que reside na capital do estado do Amapá.

O autor ajuizou ação solicitando indenização por danos morais além de um novo registro de cadastro. A ação foi julgada procedente e a Justiça Federal de Cruz Alta estipulou a condenação em R$ 7 mil. A União recorreu contra a sentença alegando não ter nenhuma responsabilidade pelo lançamento indevido no CPF do autor, que foi realizado por um funcionário dos Correios. Por unanimidade, a 3ª Turma do TRF4 resolveu manter a decisão de 1º grau. Segundo o relator do processo, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a Receita Federal é o órgão responsável pela administração e manutenção do CPF e é dever fiscalizar as inscrições e evitar que sejam deferidas em duplicidade. O magistrado também lembrou que a União pode ser condenada por danos causados a terceiros independentemente da demonstração de culpa.

Fonte: TRF4

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

http://www.jornaldaordem.com.br/noticia-ler/uniao-tera-que-indenizar-gaucho-teve-cpf-duplicado/40674?utm_campaign=&utm_content=Uni%C3%A3o+ter%C3%A1+que+indenizar+ga%C3%BAcho+que+teve+CPF+duplicado+-+JO+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Jornal+da+Ordem+Edi%C3%A7%C3%A3o+2.663+-+Editado+em+Porto+Alegre+em+04.08.2016






Nenhum comentário: