quarta-feira, 24 de agosto de 2016

SE VAZAMENTO CANCELA DELAÇÃO, LAVA JATO TODA DEVE SER PASSADA A LIMPO. Por Chico Vigilante

Eu sempre disse e repito. O afastamento de Dilma e a tomada do poder por Temer foi um golpe articulado pelas elites deste país e seus tentáculos no Parlamento, no Poder Judiciário e na grande mídia comercial.

Os indícios se repetem a cada dia nos últimos dois anos. O mais repugnante deles foi tomado nesta segunda, 22/8, pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, suspendendo a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS e dos ex-diretores da empresa.

A Operação Lava Jato foi a mais vazada da história. Por que então apenas uma delação, a de Léo Pinheiro, da OAS, foi suspensa? Por que não todas as demais?

Esta é a pergunta chave que devem se fazer todos os brasileiros preocupados com os destinos do Brasil.

A alegação de Janot de que suspendeu as negociações para o fechamento da delação porque houve vazamento, ou na linguagem jurídica, “quebra de confidencialidade”, é uma imoralidade, é cuspir na cara do brasileiro e chamá-lo de burro.

Todos os grandes jornais deste país fizeram a festa durante todo o tempo que culminou no início do processo do impeachment da presidente Dilma com vazamentos de depoimentos ocorridos na Operação Lava Jato.

E creio eu que os jornalistas e seus editores não precisavam nem mesmo agir como urubus na carniça em busca de informações. Elas lhes chegavam frescas e servidas em bandejas de prata. Tudo bonitinho.

As acusações de Delcídio do Amaral, Sérgio Machado e Ricardo Pessoa entre outras contidas em delações premiadas, por exemplo, foram utilizadas pela mídia à vontade antes dos três se livrarem da cadeia.

Por que Janot, que sempre fez vista grossa para vazamentos da operação Lava Jato, suspendeu esta delação e não as demais já ocorridas?

Obviamente porque ela contém denúncias pesadas contra Michel Temer, José Serra, Aécio Neves, Geddel Vieira Lima, entre outras figuras centrais da direita na luta pelo poder no Brasil.

Recentemente, o site Antagonista, contrário ao PT e, em geral, simpático ao PSDB, afirmou que teve acesso à delação premiada de José Adelmário Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS e que sua delação faria revelações sobre desvios nas obras da Cidade Administrativa, em Minas Gerais, que enterraria politicamente Aécio Neves para sempre.

Por que as denúncias contra Aécio Neves, o inconformado perdedor das eleições presidenciais de 2014, não chegam a lugar nenhum?

Desde maio de 2016, Rodrigo Janot pediu dois inquéritos contra Aécio: um sobre propinas em Furnas e outro relacionado a uma operação-abafa na CPI dos Correios. Onde estão ?

Em junho, a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, noticiou que o nome de Serra consta de uma lista de 100 políticos sobre os quais a empreiteira OAS prometeu dar informações detalhadas de contribuições para campanha eleitoral, no âmbito das negociações para fechar um acordo de delação premiada.

Quantas vezes cabeças pensantes e honestas deste país, inclusive eu por mais de uma vez, denunciamos os vazamentos como estratégia da direita para colocar na cadeia os petistas, derrubar Dilma e interromper o projeto político do PT e das esquerdas deste país?

Pois aí está. Quando a prova do crime se aproxima da elite poderosa que ocupa na prática a posição de comando em vários poderes deste país, forja-se uma razão para a destruição dos indícios.

O terremoto que está causando a delação da OAS no seio da direita demonstra que o conteúdo dos depoimentos de Leo Pinheiro e os ex-diretores da OAS mostram o mapa da corrupção daquele lado e suas ramificações no STF.

Por que Gilmar Mendes ficou tão enfurecido com a notícia da revista "Veja" afirmando que Pinheiro citou o ministro Dias Toffoli, do STF, em conversas para fechar a delação? 

Se a menção fosse frágil não existiriam motivos para elevar a um nível tão alto a tensão entre a mais alta corte do país e a Operação Lava Jato, que ao se calar sobre o assunto, suscita mais especulações a respeito.

Se a decisão de suspender a delação da OAS for mantida sob a alegação de que houve vazamento, todos as outras delações da Lava Jato, em torno das quais ocorreram ilegalidades ou quebras de confidencialidade deverão também ter o mesmo destino- serem suspensas e tornadas inválidas - assim como as decisões delas decorrentes, julgamentos e condenações.

A Lava Jato terá que recomeçar do zero e ser passada a limpo.

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/chicovigilante/251480/Se-vazamento-cancela-dela%C3%A7%C3%A3o-Lava-Jato-toda-deve-ser-passada-a-limpo.htm

Nenhum comentário: