sexta-feira, 26 de agosto de 2016

DIREITA E ESQUERDA. Por Jorge André Irion Jobim

Muito já se discutiu a respeito do que seja direita e esquerda na área da política.

Pois sempre que alguém me questiona a respeito do assunto, eu digo simplesmente que aqueles que querem ilhar direitos e os bens da vida, cercando-os com uma muralha inexpugnável, deixando-os acessíveis apenas a uma pequena elite privilegiada, são justamente os adeptos da direita. Para tornarem atraente suas propostas, eles abusam da palavra liberdade que realmente tem o dom de seduzir as pessoas. Só que a liberdade a que eles se referem é aquele que nos conduz ao individualismo exacerbado, ao olhar apenas para o nosso umbigo, ao popular "puxar a brasa para o meu assado" e em um âmbito político, a uma minimização do papel do estado na proteção dos direitos da sociedade como um todo.

Já, aqueles que sonham em espraiar direitos para todos os segmentos da população, buscando reduzir desigualdades e proporcionar oportunidades para todos indistintamente são os integrantes da esquerda. A esquerda é norteada por valores como solidariedade, coletividade e participação popular. É o estado estendendo sua asa protetora sobre toda a sociedade indistintamente.

Utilizar-se do estado tão somente para patrocinar e proteger o crescimento patrimonial de uma minoria, é ser de direita. Já, utilizá-lo para promover a inclusão social, buscando colocar toda a população sob o manto de sua proteção igualitária, é ser de esquerda.

Jorge André Irion Jobim


Nenhum comentário: