quinta-feira, 5 de maio de 2016

ARAGÃO: DIZER QUE INSTITUIÇÕES ESTÃO FUNCIONANDO É UMA PIADA!

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, afirmou nesta terça (3) que é "uma piada" dizer que as instituições do país são fortes e estão funcionando.

Ele comparou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff a um golpe militar como o de 1964, que derrubou o presidente João Goulart.

"Quando dizem que as nossas instituições são fortes, cheira a piada. Isso mostra que as instituições são fracas", disse o ministro, referindo-se ao processo de impeachment.

"Tanto faz passar o rolo compressor do voto vil na Câmara ou o coturno. É violência do mesmo jeito. Não interessa se a Constituição é pisada pelo coturno ou rasgada pelas instituições", afirmou.

Aragão deu as declarações no Palácio do Planalto, após participar de solenidade oficial com Dilma.

O ministro da Justiça também criticou o vice-presidente Michel Temer, a quem acusou de se demonstrar "avidez excessiva" para assumir o poder.

Para Aragão, o vice não deveria fazer planos de extinguir órgãos ou fundir ministérios caso assuma a Presidência temporariamente por 180 dias, enquanto Dilma responder a processo no Senado.

"O vice-presidente deveria ter modos e uma certa humildade para saber que não é definitivo. Por isso ele não deveria desmontar estruturas de governo. Isso mostra uma avidez excessiva neste processo", disse.

"Não está na hora de fundir ministérios. Ele não está ungido pelo voto popular e deveria manter os eixos do governo enquanto não é definitivo. Isso é o mínimo de elegância e humildade. Ele estará lá esquentando a cadeia", prosseguiu.

NOVAS ELEIÇÕES

Aragão descartou a viabilidade da ideia de Dilma propor uma emenda constitucional para antecipar as eleições presidenciais.

"Isso é retórica política", afirmou. "É preciso que haja consenso, e no momento não me parece haver consenso. Eduardo Cunha já avisou que não passa nada lá", disse.

A assessoria de Michel Temer informou que ele não comentará as críticas do ministro da Justiça.

Leonardo Miazzo   
Na Folha

http://www.ocafezinho.com/2016/05/04/aragao-dizer-que-instituicoes-estao-funcionando-e-uma-piada/

Nenhum comentário: