sexta-feira, 18 de março de 2016

HABEMUS ESQUERDA

Confesso que eu não estava muito esperançoso ao subir hoje até a praça central da cidade para participar das manifestações contra o golpe midiático/jurídico que está sendo levado a efeito contra a Presidenta Dilma e o Ministro Lula, pois apesar de o município de Santa Maria, RS se autodenominar Cidade Universitária, ele sempre teve uma vocação bastante conservadora.

Mas não. Ao lá chegar, havia um bom número de pessoas com seus gritos de protesto contra o golpe que se avizinha. Senti uma espécie de alívio, pois ainda adolescente eu já havia passado por um momento destes. Só que em 1964 ele foi levado a efeito por parte da classe média, defensora da moral e dos bons costumes, da família, da tradição e da propriedade, aliada aos militares, tudo com a falsa justificativa de precisavam dar fim ao "governo comunista" de Jango. Hoje, ele está sendo perpetrado pela união dos partidos oposicionistas, a grande mídia e o auxílio indiscutível de instituições que para nós eram tão caras, como a polícia federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário, mas que hoje estão cada vez mais desmoralizadas e desacreditadas em virtude dos atos de uma minoria de seus membros que foram seduzidos por delírios de glória que ainda irão conduzi-lo diretamente à lata de lixo da história.

Ao mergulhar na multidão, eu pude deduzir que, apesar da rede globo e o restante da imprensa golpista ficarem inoculando sem cessar seus venenos na cabeça da população, existe um grande número de pessoas que já não acredita mais nas mentiras e manipulações que ela segue vomitando diuturnamente. Felizmente hoje, temos a internet e os "blogs sujos" que, tal qual formiguinhas fazem o trabalho artesanal de irem deixando evidenciadas as manipulações e edições de vídeos que nossos inimigos globais costumam fazer.

E lá me vi eu batendo palmas e entoando bordões como o clássico "o povo não é bobo, abaixo a rede globo", "ai, ai, ai, se balança o Cunha cai", "não vai ter golpe", "a verdade é dura, a rede globo apoiou a ditadura", além do cântico local "o povo não esquece, abaixo a RBS".

Não sei o que vai acontecer ainda, mas eu não podia me omitir em um momento tão crucial. De qualquer maneira, fiquei com a certeza que as dificuldades dos golpistas para atingirem seus objetivos espúrios vão ser imensas, pois fiquei sabendo que as manifestações por todo o país deram uma dimensão do grande número de pessoas que se insurgem aos desideratos dos fascistas que insistem em implantar no Brasil o império do obscurantismo.

Fiquei feliz também por perceber que, ao contrário do que eu imaginava, em meu município, HABEMUS ESQUERDA.

E como família que protesta unida permanece unida, lá estou eu ao lado de minha filha Letícia Jobim em meio a uma diversidade de pessoas que representam todos os segmentos de nossa sociedade, consubstanciando o verdadeiro povo brasileiro em uma grande celebração pela democracia. Voltei para casa de alma lavada.

Jorge André Irion Jobim

Nenhum comentário: