domingo, 7 de outubro de 2018

A VOCAÇÃO FASCISTA DO SUL DO BRASIL. Por Jorge André Irion Jobim


E eu aqui recolhido no silêncio do meu quarto, triste e envergonhado de, ao término da contagem de votos nestas eleições, mais uma vez constatar que O SUL DO BRASIL TEM UMA VOCAÇÃO EMINENTEMENTE FASCISTA. Temos aqui uma maioria de pessoas que não se envergonha de demonstrar, ao votar em uma excrescência humana como o 'coiso', que são racistas, homofóbicas, misóginas e entreguistas.

Sinto-me desalentado principalmente pelo fato de que há muito tempo atrás eu já cheguei a acreditar que o RS era o estado mais politizado do país. Infelizmente, aos poucos esta assertiva foi se mostrando frágil como uma bolinha de sabão e isto foi ficando mais evidenciado quando, em cada tentativa que fazia de entabular uma discussão política em alto nível com outros conterrâneos, eu recebia como resposta apenas palavras agressivas, numa clara demonstração de que não queriam debater no âmbito das idéias.

A realidade é que eles são exatamente iguais àquele ser inominável a quem eles segue: temem o esgrimir das idéias por não terem preparo intelectual para tanto. Acham que com a força física e fraseados daqueles que fazem efeito imediato na cabeça de indigentes cognitivos, resolvem tudo, tanto que passaram a divinizar relhos e armas de fogo.

Nas redes sociais, em diversas ocasiões eu fui ameaçado de agressões e até mesmo de morte, sendo que um destes paspalhos chegou a me dizer que a partir de 1º de Janeiro de 2019, com o bozo na presidência, todos eles irão ter armas à disposição e que eu esperasse para ver o que iria me acontecer.

Pois é. A ignorância política é tanta, que eles acham que as coisas acontecem como num passe de mágica de quem está exercendo o poder executivo, esquecendo que ainda existem os poderes legislativo e judiciário. Esquecem também o fato de que as armas não serão exclusividade de apenas um lado; o lado de cá também poderá utilizá-las e daí, teremos uma verdadeira guerra nas ruas. Já imaginaram algumas destas organizações que defendem os direitos sociais das populações mais carentes, devidamente armadas?

Bem, eu prefiro resolver as coisas sempre no plano da razão e da diplomacia, mas se isto não funcionar, é claro que não podemos fugir da luta. Tanto assim que eu sempre tive como lema de minha vida, a máxima: MANTER UMA MENTE REFINADA EM UM CORPO RÚSTICO, uma variação da expressão latina "mens sana in corpore sano'.

Nota: para finalizar, quero dar os parabéns aos estados do Nordeste que, por enquanto, conseguiram nos livrar do fascismo total.

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

Nenhum comentário: