segunda-feira, 16 de abril de 2018

PARTIDOS DE ESQUERDA SE UNEM PELA LIBERDADE PARA LULA. Por Fernando Brito


Sinal de que a perseguição a Lula e sua iminente retirada da disputa eleitoral, longe de colocar em primeiro plano a disputa pela ocupação de seu espaço, parece ter sinalizado aos partidos de esquerda que, se ele for mesmo impedido de concorrer, a sorte de todos eles está ligada ao comando que ele terá no processo de formação da consciência popular. Por isso, na minha opinião, Carlos Lupi, Presidente nacional do PDT; Juliano Medeiros, do PSOL; Luciana Santos, do PCdoB, além de Gleisi Hoffmann, Presidenta nacional do PT, divulgaram hoje um documento conjunto, chamando de “ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil” a prisão do ex-presidente de “decisão casuística, politicamente motivada”.

Leia a nota divulgada pelos quatro presidentes de partido:

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita ao arrepio da Constituição Federal, representa agressão à democracia brasileira e aos tratados internacionais de direitos humanos, os quais consagram, como fundamentos dos regimes democráticos, os princípios da soberania popular, da presunção da inocência e do devido processo legal.

A origem das modernas democracias assenta-se justamente nesses princípios básicos, que têm no habeas corpus sua manifestação mais significativa. Assim sendo, a prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil. O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do país. A decisão, destituída de fundamentos jurídicos sólidos, configura ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil.

A injusta cassação política-jurídica do líder nas pesquisas de intenção de voto, significa aposta irresponsável no quadro de caos e incerteza que prejudica toda a população brasileira. Confiamos, contudo, que as forças democráticas, dentro e fora das instituições, saberão reverter esse funesta decisão e libertar Lula. O que fazem hoje com o Lula poderão fazer com qualquer pessoa amanhã. Respeitar a Constituição é respeitar a democracia.

http://www.tijolaco.com.br/blog/partidos-de-esquerda-se-unem-por-liberdade-para-lula/

Nenhum comentário: