sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

É MOMENTO DE UNIÃO. VAMOS À LUTA!

O conhecimento formal que adquirimos nas escolas e universidades acaba fazendo com que deixemos de lado uma maravilhosa variedade de saberes que só tomamos contato nas ruas, no seio de dessoas simples que nunca tiveram a oportunidade de adentrar a uma escola. Agora, imaginem o que pode ocorrer quando ao conhecimento formal se soma aquele que somente é adquirido na escola da vida. O resultado é impressionante.

Acontece que atualmente, com o maior acesso ao ensino técnico e ao ensino superior, as pessoas passaram a ter uma maior consciência do que seja cidadania e todos os seus consectários. Hoje as pessoas das periferias não acreditam mais naqueles vetustos "salvadores da pátria" que ao final acabavam mesmo era defendendo o deus-lucro que reina absoluto no mundo dos capitalistas e deixavam sempre a população a ver navios.

Por alguns anos, os programas de inclusão social (que infelizmente estão sendo precarizados) trouxeram para debaixo da asa protetora do estado, toda a população que sob ela quisesse se abrigar e não apenas a elite econômica conforme sempre ocorreu ao longo da história do Brasil.

Observo que no atual momento, é incrível quando conversamos sobre política com as pessoas do povo e notamos que elas já têm noção de que tivemos recentemente um governo que significava a inclusão de todos e a redução de desigualdades e de outro, um grupo que, para usurpar o poder, acirrou novamente o abismo entre classes sociais, ou seja, agiu e continua agindo de modo que de novo a elite econômica impere poderosa e isolada no ápice da pirâmide social, enquanto as classes sociais mais próximas da base ali continuem sem chances de ascensão.

É claro que para atingir seus desideratos, a direita não teve limites éticos ou morais. Com o auxílio da mídia golpista eles disseminaram o ódio o tempo todo. Ainda hoje, basta ligarmos um veículo de comunicação destes que já sabemos quais são, e veremos que o tempo todos eles destilam seus venenos midiáticos contra este partido que ousou estender oportunidades às camadas da população que até pouco mais de uma década atrás eram tratadas apenas como uma espécie de um bando de lacaios, já que, sem discernimento para entenderem a manipulação à qual estavam submetidos, acabavam acreditando nos discursos enganadores.

Ocorre que hoje a situação é diferente. Como eu disse acima, ao conhecimento empírico somou-se àquele adquirido no ensino técnico ou universitário e isto deu uma maior capacidade cognitiva às pessoas que correram atrás de seus sonhos e conseguiram realizá-los graças às oportunidades que lhe foram concedidas durante mais de doze anos.

Não, estas pessoas já não acreditam em falácias, em discursos baratos e genéricos que sempre serviram de mote para campanhas de políticos que defendem o retrocesso. Elas sabem quem lhes oportunizou tais realizações e não irão abandoná-los no meio do caminho.

Neste momento crucial para o futuro de nossas oportunidades, não podemos nos dividir e mais do que nunca é preciso caminharmos juntos na defesa de Lula através da força de nossas manifestações livres e conscientes. É momento de união e pequenas divergências de opinião devem ser deixadas de lado em prol de um destino bem mais luminoso e cheio de esperança, não apenas para nós, mas para as futuras gerações que nos sucederão. Nós devemos a eles a construção de um Brasil bem melhor do que este que vivemos durante mais de 500 anos.

Jorge André Irion Jobim


Nenhum comentário: