terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

AS INSTITUIÇÕES DESNUDADAS

Fica cada vez mais transparente o fato de que nossas instituições, executivo, legislativo, forças de segurança, poder judiciário, ministério público, juntamente com a mídia têm como principal objetivo manter a massa trabalhadora e as populações das periferias sob controle, evitando que elas se aproximem dos redutos do poder, que podemos tranquilamente chamar de "casa grande".

Esta história de que lá estão para garantir direitos para todos é a ilusão que eles tentam nos vender. Na verdade, sob diversos fundamentos cheios de verborragia tão complicada quanto inútil, eles acabam apenas assegurando privilégios para as classes dos estamentos mais altos da pirâmide social, enquanto colocam nos ombros das camadas mais baixas, todos os encargos de carregarem o Brasil nas costas, sem que sequer tenham tempo de sonhar com uma eventual ascensão social.

Para os ricos, as universidades; para os pobres, no máximo, um curso técnico, pois só assim o sistema permanecerá como está: os ricos nos postos de comando e os pobres nas funções mais pesadas. Os primeiros na casa grande e os segundos eternamente na senzala.

Jorge André Irion Jobim


Nenhum comentário: