domingo, 16 de julho de 2017

A TRISTE SINA DO POBRE DE DIREITA. Por Guilherme Coutinho

Não há nada mais natural que o apoio dos mais ricos às pautas alinhadas à direita. Foi essa parcela da população, majoritariamente sem consciência de classe, que se beneficiou com a deposição de Dilma e com as reformas plutocratas impostas por este governo ilegítimo. Mas ironicamente, parte da população menos abastada, que sempre se beneficiou diretamente das políticas públicas implementadas no governo anterior, fazem coro ao discurso de ódio à esquerda e defesa de agendas elitistas. No país do contrário, a luta é pelo lucro do patrão.

O pobre de direita é um exemplo clássico de uso de instrumentos midiáticos para manipulação das massas. Apoiou o golpe contra Dilma, acreditando que protestava contra a corrupção; protestou a favor da reforma trabalhista, sem perceber que eram seus direitos que estavam sendo cassados; apoia a perseguição que sofre Lula, o presidente que mais distribuiu renda na história. Ao consumir informação sem fazer um juízo crítico, essas pessoas não se dão conta de que são exatamente os maiores prejudicados pelas situações que apoiam. Gado que caminha feliz para o abatedouro.

Não podemos afirmar que o pobre de direita é mal-intencionado. Ele apenas atende cegamente o chamado de grupos que os utilizam como massa-de-manobra. A Globo, cujos donos são milionários e os anunciantes são as maiores empresas do Brasil, determina quem eles devem odiar. O MBL, patrocinado por partidos de direita, agendam a manifestação e a hora de bater panela. E assim a pseudo-politização apoiada no ódio à esquerda está completa. Está valendo endeusar Moro e sua condenação sem provas contra Lula. Só não pode protestar contra Temer ou Aécio.

Recentemente, o governo golpista anunciou uma suposta melhora na economia. Na mesma semana foi noticiado que o fantasma da fome voltava a assolar o Brasil. O conceito de recuperação econômica para esse governo não inclui melhora da qualidade de vida dos menos favorecidos pelo sistema. Mas, para esse grupo, a luta continua na contramão da lógica. Os ricos agradecem.

https://www.brasil247.com/pt/colunistas/guilhermecoutinho/306466/A-triste-sina-do-pobre-de-direita.htm


Nenhum comentário: