quinta-feira, 20 de julho de 2017

A MORTE DO JORNALISTA PAULO SANT'ANA

Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 19 de Julho de 2017, o jornalista Paulo Sant'Ana, um dos maiores cronistas do Rio Grande do Sul. Podíamos não concordar com tudo o que ele escrevia, mas éramos unânimes em reconhecer a sua genialidade. Antes de ser jornalista, foi inspetor e delegado de polícia e isto fez com que ele tivesse como característica o fato de não ter sofrido os efeitos padronizantes que costumam ser impostos pelas faculdades aos seus alunos, o que o tornava diferentes de todos os outros profissionais da área. Sempre admitiu ser torcedor fervoroso do Grêmio, e com isto acabou se tornando um ídolo da torcida gremista.

Como músico, eu tive a oportunidade de acompanhá-lo em algumas oportunidades, pois trabalhava nos anos 70 em uma casa noturna de Porto Alegre próxima ao estabelecimento denominado Chão de Estrelas, local onde ele frequentava e costumava cantar. Boêmio que era, depois ele fazia suas incursões nos outros diversos estabelecimentos com música ao vivo das proximidades dando suas "canjas" como cantor e não raro, nós o encontrávamos no Sopão do Aristides, um pequeno local para onde acorriam os boêmios nos fins de noite daquela região para curarem seus porres com a excelente sopa que era ali servida. Também o acompanhei aqui em Santa Maria em um show que ele veio fazer no antigo Clube 21 de Abril.

Perda irreparável para a imprensa gaúcha, podemos dizer que ele é insubstituível por seus textos e humor inteligentes, sua personalidade forte, sempre com grandes "sacadas" que deixavam evidente a sua extraordinária presença de espírito


Já era uma lenda viva aqui no sul e esta lenda perdurará após a sua morte, só que agora, de maneira bem mais potencializada. Imortal sim, tal qual o seu time do coração.

Jorge André Irion Jobim



Nenhum comentário: