quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO ALCAÇUZ PARA A SAÚDE

Originário da Europa Meridional e Oriente, o Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) tem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios. Seu uso medicinal é relatado em papiros egípcios, comprovado através de diversos estudos, especialmente quanto aos tratamentos de fígado, suprarrenais, úlceras pépticas e desequilíbrios hormonais.

A raiz da planta possui diversas atividades terapêuticas, atuando como: antitussígeno, antiulceroso, laxante, anti-histamínico, regulador hormonal, expectorante e laxativo. Serve para tratamento da  asma, bronquite, alergia, difteria, hepatite, diabete, tétano, desequilíbrios hormonais, melhorando o funcionamento das glândulas suprarrenais, baço, fígado, rins, eliminando toxinas e aumentando a fertilidade. Pode ser utilizado na culinária, na produção de cerveja e no mercado de cosméticos prevenindo e combatendo a hiperpigmentação e o envelhecimento da pele.
Propriedades e benefícios

Apresenta ações hormonais, anti-inflamatórias, antialérgicas, protetora da mucosa gástrica (estímulo da síntese de muco gástrico), efeitos laxantes e anti-espasmódicos leves, imunossupressores, anti-hepatotóxicos, antianêmicos e de redução dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.
Precauções e contraindicações

Possui efeitos semelhantes aos dos mineralocorticoides, como indução de cefaleia, letargia, retenção de sódio e de água, hipopotassemia e consequentemente hipertensão. Por isso não deve ser utilizado indiscriminadamente e é contraindicado em pacientes hipertensos, edemaciados e com arritmias. As principais interações observadas são com agentes anti-hipertensivos e diuréticos, podendo exacerbar os efeitos hipopotassêmicos de alguns diuréticos; com a digoxina pelo potencial de induzir hipopotassemia e fazer com que o paciente corra o risco de intoxicação por digoxina.

Não deve ser usadas em Grávidas, lactantes, pessoas com anemia, em reposição hormonal, glaucoma, hipertensos e mulheres que tomam anticoncepcionais orais.
Como Utilizar

Chá: colocar 2 colheres das folhas de alcaçuz numa panela e deixar ferver com 1 litro de água. Deixar esfriar e beber 3 xícaras diariamente.

http://www.remedio-caseiro.com/conheca-os-beneficios-do-alcacuz-para-a-saude/




Nenhum comentário: