segunda-feira, 14 de novembro de 2016

OS PROMOTORES DA LAVA JATO QUEREM SER "FORA DA LEI"? Por Fernando Brito

Calma, doutores, eu não os chamei de “foras da lei”, de bandidos. Está no singular, reparem.

Disse só o que está em O Globo, ao noticiar que os procuradores da República da tal Força Tarefa da Lava Jato querem ficar fora da lei que disciplinaria os crimes de abuso de autoridade.

Agora ficou mais compreensível o absoluto silêncio com que o ministro Luis Roberto Barroso respondeu à pergunta da Folha sobre se “um agente público à frente de uma grande operação não tem [teria] responsabilidade redobrada”.

Então um promotor pode acusar alguém de um fato gravíssimo, apresentar um powerpoint chamando alguém de “chefe da propinocracia”, isso sair como manchete nos jornais, ser exibido nas redes de TV e, não tendo provas para sustentar tais convicções” sair disso só (e se tanto) com um “aê, foi mal“?

Quer dizer que um juiz pode mandar divulgar escutas telefônicas que não tinha autoridade para fazer, feitas fora do prazo que havia autorizado, despejá-las na mídia, provocar decisões judiciais inspiradas por seu impacto, convulsionar o país e depois ouvir só um “ai,ai,ai” e ficar tudo por isso mesmo, com seus pares dizendo que “ele é especial”?

A comparação com “Os intocáveis” é inevitável, como é inevitável a conclusão de que se deseja que não se deva aplicar a eles a mesma lei dos mortais.

A esculpa de que juízes e procuradores “poderiam se sentir constrangidos em levar adiante apuração de crimes complexos, especialmente quando estivesse diante de investigados poderosos”, francamente, é uma bofetada na cara de ambos. Ou, neste caso, um autoesbofeteamento.

Ou será que isto vem de experiências como aquela dos promotores e juízes que enfrentavam o poder político e econômico em outras épocas e viam suas ações anuladas, suas decisões revertidas e suas carreiras lançadas à Sibéria?

Convenhamos, contra um certo tipo de acusados, ocorreu o contrário.

Vieram os holofotes, as capas de revista, as fotos posadas, os prêmios e os aplausos fáceis da turma do “matem e esfolem estes desgraçados”.

O abuso de autoridade é como os super-salários no Judiciário. Ninguém os controla, todos encontram filigranas jurídicas e  até justificativas esdrúxulas, como aquela dos ternos de Miami, feita por um desembargador paulista.

Querem consagrar uma lei que não é para todos. E que faz, em relação a vocês mesmo, iguais às figuras odiosas que acham que a lei não se aplica a eles.

Os intocáveis.

http://www.tijolaco.com.br/blog/pos-promotores-e-juizes-querem-ser-fora-da-lei/


Um comentário:

PADRE AALBERTO disse...

.
= > "RELATOR ELIMINA PUNIÇÃO A JUÍZES E PROCURADORES ".14/11/2016
Gostaria de fazer um pequeno comentário sobre essa última manchete, escondidinha aí no fim do jornal. Isso foi muito ruim para a NAÇÃO, pois o Judiciário ( Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, PF e etc. ) , não pode ser TODO PODEROSO, TEM QUE TER LIMITES CIVILIZATÓRIOS...
Todos têm que ser submetidos às Leis; é uma questão de Civilidade, de Ética e de Justiça.
Todavia , o mal em nossas Terras existe porque as Leis são feitas pelos Corruptos e aplicadas por um Judiciário (corrupto igualmente) cooptado por eLLes - Câmara Federal e Senado -.
A solução é uma RENOVAÇÃO TOTAL no Poder Legislativo e Judiciário - o EXECUTIVO é mero figurativo nas mãos desses outros mallas -.
Através da REVOLUÇÃO POPULAR ( não das FORÇAS OPRESSORAS/PATRONAIS E IMPRENSA GOLPISTA – esses Ricos representam só 20% da nossa Sociedade; na verdade , no Brasil somos 80% de pobres ) , apoiada pelas FORÇAS ORGANIZADAS do PAÍS - OAB, Professores , Sindicatos profissionais, Associações Populares, Esportistas, Artistas, CNBB, Internet , Jornais e Blogs Populares (imprensa golpista nem falar), Profissionais da Segurança Pública (Forças Armadas) , etc.
Esse Grupo, ao assumir o Poder, estabelecer como REGRAS/CLÁSULAS PÉTREAS :
1- Estão proibidos de exercerem cargos ELETIVOS NOS PRÓXIMOS CEM ANOS, inclusive, até a 3ª geração ascendente , descendente e colaterais, AQUELES QUE JÁ A EXERCERAM NOS ÚLTIMOS CEM ANOS (cargos eletivos e/ou por indicação Política).
Ou seja, quem já exerceu cargos eletivos e/ou por indicação Política, inclusive seus descendente , ascendentes e colaterais até 3º grau, ESTÃO PROIBIDOS de se candidatarem e/ou de serem indicados para cargos na Administração Pública nos próximos CEM ANOS .
Se eLLes , esses corruptos " amam " tanto a Pátria e " não conseguem ficar longe " da Administração (para serem corruptos e roubarem novamente ) que se submetam a Concurso Público com regras revisadas de teto salarial e desempenho funcional !
2 – Representação Política por Cotas Sócio-econômicas.
Quem entende as necessidades e dificuldades dos Pobres, são os Pobres.
Quem entende dos supérfluos e dos excessos dos Ricos , são os Ricos .
Por isso, as Câmaras Federais, Estaduais , Municipais e Senado deverão ser representadas por Cotas Econômicas da População; se temos só 20% de Ricos na composição Econômica da Pátria , então , essa classe econômica só poderá se representada POLITICAMENTE por 20% de Ricos.
Se temos 80 % de Pobres na Nação ; essa classe econômica deverá ser representada POLITICAMENTE por 80% de Pobres .
3 - As dúvidas a respeito de Ricos e Pobres serão dirimidas , esclarecidas pelos critérios adotados nos Censos Sócio-econômicos do IBGE e nas declarações do Imposto de Rendas dos últimos 20 anos , DE CADA CANDIDATO.
DADA E PASSADA, NA CAPITAL DA REPÚBLICA DO BRASIL, PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA, CRIADA PELA GLORIOSA REVOLUÇÃO POPULAR DESTA PÁTRIA VARONIL, BRASIL !!!