quarta-feira, 2 de novembro de 2016

OS BURROS SEM RABO. Por Celso Raeder

Uma inquietação tomou conta de mim nos últimos dias. Parei de escrever, e dediquei meu tempo à leitura dos comentários publicados no Brasil 247 e em outras redes sociais, vindos daqueles que, jocosamente, são apelidados de coxinhas. Quem são esses caras raivosos, truculentos, donos da verdade, filhotes de Donald Trump na versão tupiniquim? No início pensei que fossem representantes da burguesia, inconformados com a distribuição de direitos que antes eram apenas privilégios de suas castas. Algo mais ou menos como o cara que estudou a vida inteira nas mais caras escolas particulares, contando com sua vaga garantida numa universidade pública, onde cabe ao pobre tão somente financiar seu glorioso ciclo educacional. Depois me lembrei da vida glamourosa do High Society, onde dondocas e engravatados ofereciam boca livre para colunistas sociais em troca de uma notinha de jornal. Indo um pouco mais além, encontrei outro foco importante de parasitas sociais, com destaque para empresários gananciosos, avessos a qualquer direito trabalhista que reduza sua margem de lucro. E concluí, ainda mais intrigado, que não são eles os que mais entopem as redes sociais com comentários levianos e boçais.

As elites conspiram. Não perdem tempo retrucando nas redes sociais. A retórica da luta contra o comunismo, o ódio insano contra partidos políticos progressistas, o moralismo hipócrita que enaltece a corrupção de um lado, ao mesmo tempo em que a tolera acintosamente do outro, são sintomas claros da "síndrome do burro sem rabo". Para quem não sabe, burro sem rabo era o apelido dado aos carroceiros na primeira metade do século XX, sem o uso de tração animal. Passavam o dia inteiro circulando com suas pranchas assentadas em pesadas rodas de ferro, transportando mercadorias de um canto para o outro.

Assim são os coxinhas. Passam o dia inteiro carregando preconceito, ódio, intolerância e deturpação da realidade. Ao contrário dos carroceiros de antigamente, que pelo menos ganhavam algumas moedas por tanto esforço, os burros sem rabo do século 21 transportam a mentira das elites de graça, depositando esse lixo ideológico na timeline de qualquer um que ainda não tenha se tornado zumbi da direita. Falam sobre comunismo sem saberem a diferença entre um saco de batatas e outro de chuchu. O Brasil nunca foi tão capitalista quanto no período governado pelo PT. Banqueiros nadaram em dinheiro, a produção industrial não foi suficiente para atender a demanda, a classe média foi ao paraíso. Os burros sem rabo sabem que isso é verdade, mas, por serem facilmente manipulados, se tornaram prisioneiros de suas fraquezas intelectuais.

Entre os "clientes" dos burros sem rabo estão Jair Bolsonaro, Silas Malafaia, Janaína Paschoal, a turma do MBL, Alexandre Frota, entre outros. Tudo o que eles postam são compartilhados por milhares desses puxadores de carroça. Desde que Michel Temer tomou para si o poder, nenhum trabalhador desempregado saiu dessa situação. Pelo contrário, o desemprego só aumenta. Agora, o governo está a um passo de mergulhar a saúde e a educação num abismo profundo, com a aprovação dessa malfadada PEC 241. Aposentadoria só na hora da morte, direitos trabalhistas extintos, entrega do patrimônio nacional ao setor privado, o circo pegando fogo e o Zé Mané perdendo tempo com um "comunismo" que nunca existiu no Brasil.

É muito triste ver pessoas em idade avançada, profissionais liberais, chefes de família, donas de casa, perfilarem ao fascismo. Um bando de sádicos conseguiu convencer o povo alemão a entrar numa guerra, que resultou em milhões de mortos. A estratégia de Hitler foi convencer a maioria do povo sobre a existência de um inimigo a ser destruído: os judeus. As atrocidades cometidas por civis foram tão ou mais cruel do que as praticadas nos campos de concentração. A semeadura do ódio nas redes sociais, contra os setores de esquerda no Brasil, é um passo perigoso na direção da intolerância. Já vi comentários absurdos, vindos desses burros sem rabo, a respeito das ocupações das escolas por jovens que estão lutando por seus direitos. Não vou reproduzi-lo aqui, para não sujar minhas mãos nem violentar minha consciência.

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/celsoraeder/263308/Os-burros-sem-rabo.htm


Nenhum comentário: