sábado, 1 de outubro de 2016

UMA APOSTA CONTRA O BRASIL, UM GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA. Por Henrique Fontana

Apostaram no caminho do golpe para chegar ao poder sem votos, e o resultado é um governo totalmente ilegítimo, uma constituição manchada, e uma democracia gravemente ferida. Apostaram no “quanto pior melhor”, num verdadeiro “vale tudo”, com arbitrariedades legais, manipulação da informação, exceções jurídicas, vazamentos seletivos, criminalização da política. Valeram-se do necessário enfrentamento à corrupção como instrumento político para promover uma verdadeira perseguição direcionada apenas a algumas forças e quadros políticos, preferencialmente da esquerda.

Condenaram uma inocente e proclamam um novo país. Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade ou sequer foi citada nas investigações de corrupção ou nas delações premiadas. Seus algozes, Temer, Aécio e Cunha, dentre outros, sim, muitas vezes. Nada os constrangeu, no entanto, a empossar um governo elitista, sem votos, sem negros, mulheres, pobres, mas já com muitos investigados, acusados de corrupção.

Tudo sob o silêncio hipócrita e obsequioso dos que antes incentivaram manifestações e bateram panelas nas varandas gourmet contra a corrupção. Perguntamos então, que país pode emergir, e ser melhor, depois de um golpe e de tantas injustiças?

É importante lembrar que as mesmas elites conservadoras e reacionárias, na história brasileira, utilizando-se das mesmas armas da intolerância e do ódio político, e contando com o apoio dirigente de boa parte da grande mídia nacional, perseguiram e levaram a morte o presidente Getúlio Vargas; tentaram o mesmo com Juscelino Kubitschek; e também perseguiram e golpearam o presidente João Goulart.

E mais uma vez perguntamos: o Brasil, os brasileiros e a democracia melhoraram depois destes golpes? Definitivamente não! Ao contrário. Vivemos anos de arbitrariedades, autoritarismos, perseguição política, torturas, censura, reaparecimento de ideias fascistas, crise econômica, crescimento da pobreza, e uma forte concentração da renda do país nas mãos de poucos.

Hoje, mais uma vez, o pano de fundo real dos patrocinadores do golpe são os interesses econômicos de uma minoria, o ajuste fiscal contra os mais pobres, a retirada de direitos sociais e trabalhistas, a austeridade e redução do Estado nos serviços públicos (educação, saúde e segurança), mas não a redução dos incentivos e renúncias fiscais, não os impostos sobre lucros, as remessas de lucros ao exterior, as grandes fortunas.

Novamente, o que está em jogo são os interesses privados e internacionais sobre os grandes ativos econômicos e as potenciais fontes de riqueza do país, como as jazidas de petróleo do Pré-Sal e a desnacionalização de diversos setores.

O Brasil precisa refazer o pacto social e democrático depois de uma ruptura tão profunda, com graves consequências para a sociedade e o nosso futuro. Apenas o voto popular pode repactuar o Brasil. Devemos resistir, lutar e exigir novas eleições, iniciando por um plebiscito em que o povo descida sobre novas eleições e uma constituinte exclusiva para uma reforma política que garanta a mudança profunda do sistema político brasileiro. O novo pacto nacional, assim como o novo país, passa obrigatoriamente por sua gente e pela democracia.

*Deputado federal (PT/RS)


http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/09/1817864-uma-aposta-contra-o-brasil-um-golpe-contra-a-democracia.shtml

Nenhum comentário: