A
“locomotiva do país” vai virar maria-fumaça. Sob influência das pesquisas
eleitorais, que prejudicaram Fernando Haddad apontando-o como “sem chances”
durante a maior parte da campanha, e da pancadaria incessante da mídia sobre o
prefeito e seu partido, o PT, os paulistanos elegeram hoje um administrador
cujas promessas refletem o que há de mais atrasado no mundo em termos de
urbanismo: acabar com as ciclovias e aumentar a velocidade nas ruas da cidade,
além de privatizar até mesmo parques públicos.
A
maior cidade da América do Sul sentirá nos próximos anos o equívoco da escolha
que fez neste domingo. João Doria Jr., o prefeito eleito, vai governar mirando
a parcela mais truculenta da população de São Paulo, a que acredita que a
prioridade deve ser para os automóveis, para o veículo individual, e não para o
transporte coletivo e muito menos para as bicicletas. Já imagino a prefeitura
com uma equipe de britadeiras quebrando todas as ciclovias feitas por Haddad
nestes quatro anos de administração e que deram outro colorido à cinzenta São
Paulo.
Também
imagino Doria acabando com o lazer na avenida Paulista aos domingos, que atrai
milhares de famílias sedentas por mais espaços de convívio para levar as crianças.
E reabrindo aos carros, claro. Enquanto nas maiores capitais do mundo a
velocidade dos automóveis foi reduzida, como mostrou esta semana uma reportagem
do El Pais, o tucano vai colocar a capital paulista na rota das cidades mais
atrasadas do planeta, aumentando a velocidade.
Nova
York, por exemplo, reduziu a velocidade nas vias urbanas de 40 km/h para 32
km/h; Paris, Roma e Londres adotam a velocidade de 50 km/h, a mesma que Haddad
definiu, uma medida recomendada pela ONU contra acidentes de tráfego e
atropelamentos. Por adotar iniciativas como essa, o Wall Street Journal chamou
o prefeito de “visionário urbano”. Do que chamará Doria? Qual o contrário de
visionário mesmo?
Que
mais ideias o “novo” prefeito de São Paulo terá? Proibirá que pedestres andem
nas ruas para não atrapalhar os carros? Transformará as ciclovias em pistas
exclusivas para Ferraris e Porsches? Cobrará pedágio para bicicletas no
Ibirapuera? Tenho medo de imaginar. A população da periferia que porventura
tenha se iludido com o baluarte do Cansei! terá ainda mais razões para
lamentar, tenho certeza.
É
lamentável que a velha mídia, no afã de derrotar o PT e estimular o ódio à
esquerda, esteja abraçando as teses mais reacionárias e antiquadas do mundo
para nossas cidades. Não é à toa que voltaram a nosso país nos últimos anos
pensamentos tão ultrapassados quanto o elogio à tortura de seres humanos e à
ditadura militar, além da caça aos comunistas.
Espero
que a eleição deste coxinha do século 19 sirva para abrir os olhos dos
brasileiros aonde essa gente quer nos levar. Para o futuro é que não é.
http://www.socialistamorena.com.br/sp-troca-petralha-moderno-por-coxinha-antiquado/
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