segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ELEIÇÃO CONFIRMA HEGEMONIA DOS GOLPISTAS. Por Bepe Damasco, em seu blog

Os números são estarrecedores, não só para o PT mas também para toda a esquerda e as forças antigolpistas: os tucanos elegeram no primeiro turno, além de Dória na maior cidade do país, Firmino Filho, em Terezina. E disputarão o segundo turno em oito capitais.

Já o PMDB, embora tenha sofrido derrotas importantes no Rio e em São Paulo, está no segundo turno em seis capitais. No primeiro turno, o partido do usurpador Temer só elegeu o prefeito de Boa Vista (RR), mas detém ainda o maior número de prefeitos do país.

Somando-se a esses resultados as vitórias ou a passagem para o segundo turno de partidos menos expressivos da esfera golpista, é possível situar a votação das forças obscurantistas na casa dos 70% dos votos válidos em todo o país. Cabe registrar que a demonização da política produziu um estrago jamais visto nas eleições brasileiras.

Os casos do Rio de Janeiro e São Paulo bastam para ilustrar este fenômeno sinistro: nas duas maiores capitais do país, quem chegou em primeiro não foram os candidatos, mas sim a soma das abstenções com os votos nulos e brancos.

A derrota do PT é a maior do partido em décadas. Perdeu mais da metade do número de prefeituras conquistadas em 2012 e conseguiu levar para o segundo turno, nas capitais, apenas João Paulo, no Recife, onde por muito pouco o atual prefeito Geraldo Júlio não decidiu a parada ontem mesmo.

O partido só elegeu Marcos Alexandre, no primeiro turno, em Rio Branco (AC). Mesmo nas capitais em que o PT optou por não lançar candidatos a prefeito, apoiando aliados, como no Rio e em Salvador, os resultados foram pífios.

Mas nada se compara em extensão e profundidade à derrota em São Paulo. Ali um dos melhores quadros surgidos na esquerda brasileira na última década, o prefeito Fernando Haddad, perdeu no primeiro turno para um almofadinha, metido a grã-fino e reacionário até a raiz dos cabelos.

Só uma epidemia de mediocridade, ódio e intolerância, como a que assola o país, e faz mais vítimas na capital paulista, pode explicar opção eleitoral tão desastrosa. Não há dúvidas quanto ao diagnóstico: padece de grave enfermidade uma sociedade que prefere Dória a Haddad.

A megaoperação tocada em conjunto pela Lava Jato e pela mídia atingiu plenamente o objetivo de ferir gravemente o Partido dos Trabalhadores. Fica claro também que o Fora Temer e a denúncia do golpe emplacou, por enquanto, apenas entre os setores mais esclarecidos e mobilizados da sociedade.

A eleição deste domingo revelou que quando o conjunto da população é chamado a se manifestar, quando o povão e a grande massa dão o ar da graça, prevalece a tese propalada de forma massacrante pela mídia, segundo a qual a principal motivação do eleitor deve ser o voto contra a corrupção, mesmo em eleições locais.

E a narrativa que se mostrou vitoriosa é a de que votar contra a corrupção é votar contra o PT. O raio x do momento revela um dado extremamente preocupante para o maior da esquerda: o brasileiro médio, embora rejeite Temer, está disposto a fazer um acerto de contas eleitoral com o PT.

http://blogdobepe.com.br/index.php/politica/item/1097-eleicao-confirma-hegemonia-dos-golpistas


Um comentário:

vivi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.