sábado, 3 de setembro de 2016

O GOLPE E O PRENÚNCIO DO CAOS


Ao pisotearem na Constituição Federal e perpetrarem o golpe político/jurídico/midiático, os golpistas decretaram a morte de nossa crença nas instituições e nas normas jurídicas. E quando as leis que deveriam ser nossas referências perdem a credibilidade, abrem-se as portas para que se instale a vetusta e eterna lei das selvas. Significa que agora vale a lei do mais forte, fazendo com que uma multiplicidade de caminhos e de possibilidades se apresentem como opção para a população descrente. E nem todos os atalhos são muito auspiciosos; alguns deles podem nos levar ao abismo.

Ficou transparente que as estruturas constitucionais do estado brasileiro estão enferrujadas pela ação de uma classe nefasta de políticos e servidores que delas tomaram conta e que, comandados e apoiados pela grande mídia, fazem o que bem entendem e com todas as suas ações travestidas de legalidade.

Temos um poder legislativo que legisla apenas para beneficiar o grande capital, um poder judiciário partidarizado e acovardado que decide apenas em benefício das elites e multinacionais, sendo que de vez em quando joga algumas migalhas de direitos para a maioria da população para mantê-la calma dentro de seus guetos.

Por outro lado, como através de eleições democráticas esta laia desprezível de políticos que não conseguiu mais ocupar o poder executivo, resolveu tomá-lo através deste golpe a médio prazo. Bem urdido por sinal, contando com o auxílio dos demais poderes apodrecidos (legislativo e judiciário), e com a ajuda substancial da mídia monopolizada, que agora tenta lhe dar ares de legalidade. Não conseguiram, eis que o mundo todo percebeu que não houve o denominado crime de responsabilidade, o que transformou o julgamento em uma grande farsa golpista. Momento triste de nossa democracia, eis que a forma se sobrepôs à verdade dos fatos.

Está mais do que na hora de aniquilarmos esta engrenagem que de tão enferrujada, já emperrou há muito tempo e não mais funciona ao menos no que diz respeito à população mais necessitada. Quando ela se movimenta é apenas para beneficiar esta pequena casta econômica que está no poder há séculos e não quer soltá-lo de maneira alguma.

Precisamos rever nossos velhos conceitos e abandonarmos os caminhos que nos são ditados pelos senhores dos poderes. O golpe se concretizou e em um primeiro momento, a desobediência civil será a nossa grande arma.

Mas e se não funcionar e os nossos horizontes ficarem cada vez mais turvos? E se o sol deixar de brilhar para todos e lançar seus raios apenas para os reduzidos segmentos da elite? Bem, aí então as circunstâncias fáticas é que ditarão quais os outros caminhos a serem seguidos...

Sim, porque como eu tenho afirmado reiteradamente, esta ficção jurídica denominada estado deve estar a serviço de toda a população, protegendo e espraiando direitos e oportunidades para todos indiscriminadamente. Ele não pode ser utilizado apenas para salvaguardar privilégios de pequenos grupos de elite sob pena de perder o seu objetivo e jogar por terra sua credibilidade. E neste caso, estarão abertas as portas para o caos e em sendo assim, os resultados serão imprevisíveis...

Jorge André Irion Jobim

Nenhum comentário: