Absolutamente
genial, o colunista Paulo Cândido, no Diário Catarinense, imagina o futuro com
o triunfo do “Escola Sem Partido”:
–
Bom dia, professor, aqui é Luíza, do Departamento de Desideologização de
Material Didático da editora.
–
Bom dia, Luíza. Em que posso ajudar?
–
É sobre algumas modificações que precisamos que sejam feitas no seu livro.
–
Mas eu sou professor de matemática, filha…
–
Sim, mas tem uns problemas.
–
Meu livro é para o ensino fundamental…
–
Então. O seu caso é simples, o senhor vai ver.
–
Fale…
–
Logo no início, nos exercícios de adição. Tem o exercício 6 na página 23, “João
não conseguia dormir então começou a contar os carneirinhos que, na sua
imaginação, pulavam uma cerca”.
–
E qual o problema?
–
O problema é que os carneirinhos pulando a cerca são uma crítica velada aos
enclosements ingleses e uma referência à acumulação primitiva do capital.
Propomos mudar para “franguinhos entrando no navio, que o pujante agronegócio
brasileiro exporta para a Europa”.
–
Ninguém conta frangos para dormir.
–
Justo, por causa da ideologia que sataniza o produtores rurais que põem comida
na nossa mesa. Tem outro, mais para frente, na página 32, o exercício 7 diz que
“Rita tinha 18 bananas e comeu 4”. Bananas é uma referência ao Brasil como uma
Banana Republic, não pode.
–
Troca por laranjas.
–
Aí seria uma crítica aos prestadores de serviço financeiros que ajudam os
empresários a impedir que o governo tome seu dinheiro através dos impostos.
Trocamos por abacaxis.
–
Abacaxis? Ninguém come quatro abacaxis.
–
Sim, também trocamos “comeu 4” por “vendeu 4 livremente realizando um justo
lucro por seu esforço”.
–
As crianças de 8 anos vão entender isso?
–
Vão entender se for explicado, se a ideologia deixar de ocultar delas como as
relações comerciais fazem justiça a quem produz.
–
Ah, tá. Mais alguma coisa?
–
Tem mais umas coisinhas, eu mando por e-mail. Mas o mais grave é a parte final
do livro. Precisamos marcar uma reunião para rever os capítulos 7 e 8.
–
Divisão?
–
Isso. Divisão é um conceito marxista que não pode ser usado para doutrinar as
criancinhas.
–
Mas como as crianças vão aprender aritmética sem divisão?
–
Nossos especialistas estão finalizando uma proposta. A ideia geral é mostrar
que a divisão pode ser correta, desde que a operação reflita que, por exemplo,
100 reais divididos por 100 pessoas resulte em 99 reais para uma e o real
restante dividido entre as outras 99.
–
Mas isso acaba com a Matemática!
–
Acaba com a Matemática Igualitária e Comunista que imperou até hoje, professor,
e a substitui por uma matemática mais justa! Já temos até um projeto de lei
para ser apresentado ao Congresso tornando obrigatório o ensino da Matemática
Meritocrática!
Por
Fernando Brito
http://www.tijolaco.com.br/blog/na-escola-sem-partido-matematica-sem-ideologia-por-paulo-candido/
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