Em
um acordo firmado com a Comissão Federal de Comércio (FTC – Federal Trade
Commission) dos EUA, a Herbalife (Herbalife International of America, Inc.,
Herbalife International, Inc., e Herbalife, Ltd.) se comprometeu a pagar US$
200 milhões para compensar consumidores que enganou com seu esquema de
marketing multinível (que poderia ser classificado como esquema de pirâmide).
A
FTC declarou, ao final de suas investigações, que a Herbalife induziu os
consumidores a acreditar que iriam ganhar muito dinheiro atraindo mais pessoas
para integrar a rede de distribuidores (ou vendedores) de produtos dietéticos,
suplementos nutricionais e produtos de cuidados pessoais, de acordo com um
press release publicado nessa sexta-feira (15/7) no site da FTC.
Como
resultado do acordo, a Herbalife escapou de ser classificada como empresa que
opera esquema de pirâmide, mas se comprometeu a reestruturar suas operações
empresariais, o que significa desmontar seu esquema de marketing multinível
(para parar de enganar os consumidores) e montar um sistema normal de
distribuição e venda de seus produtos, em que os distribuidores/vendedores
ganham com a venda real de produtos, não com o recrutamento de outros
participantes para comprar produtos.
O
esquema da Herbalife de recrutar distribuidores/compradores para promover seu
programa de marketing, em vez de comercializar seus produtos com base na
demanda do mercado, causou danos econômicos substanciais a muitas pessoas que
acreditaram na empresa, diz o press release.
“Daqui
para a frente, a Herbalife terá de operar legitimamente, fazendo declarações
verdadeiras sobre a quantia em dinheiro que seus membros poderão ganhar e terá
de compensar os consumidores por perdas que sofreram, como resultado do que
acusamos como práticas injustas e enganadoras”, disse a FTC.
Segundo
o press release, a Herbalife conclama que as pessoas que participam de sua rede
podem deixar seus empregos, ganhar milhares de dólares por mês, fazer uma
carreira de alto nível e até mesmo enriquecerem. “Mas a verdade é que a grande
maioria dos distribuidores que se dedicam ao que acreditam ser uma grande
oportunidade empresarial acabam ganhando pouco ou nenhum dinheiro.”
A
acusação da FTC explica que a quantia média que mais da metade dos
distribuidores conhecidos como “líderes de venda” receberam da Herbalife, em
2014, foi de menos de US$ 400. Uma pesquisa revelou que cada dono de um “Clube
de Nutrição” da Herbalife investiu cerca de US$ 8.500 na abertura de um clube,
sendo que 57% desses investidores não tiveram qualquer lucro ou perderam
dinheiro.
Há
uma minoria de distribuidores que ganham dinheiro, porque eles são bons em
recrutar novos distribuidores que compram os produtos, de forma que não importa
se eles vendem alguma coisa ou não. A reestruturação da empresa deverá prever
que os distribuidores só serão compensados por vender produtos, não por
recrutar compradores com promessas de que irão ganhar muito dinheiro.
Segundo
a FTC, a maioria dos distribuidores da Herbalife param de fazer pedidos de seus
produtos no primeiro ano de envolvimento com a empresa. E quase a metade deles
desiste do sonho de ficar rico e abandona e empresa a cada ano.
Modelo
sólido de negócios
Em
comunicação à imprensa, a Herbalife afirma que "o acordo é o
reconhecimento de que o nosso modelo de negócio é sólido e reforça a confiança
na nossa capacidade de avançar com sucesso". "Caso contrário, não
teríamos concordado com as condições", diz o CEO Michael O. Johnson.
A
empresa também ressalta que as condições do acordo aplicam-se apenas às
operações da companhia nos EUA, que representam cerca de 20% das vendas
líquidas globais. Como parte do acordo, a Herbalife concordou em implementar ao
longo dos próximos dez meses novos procedimentos e ajustar algumas normas já
existentes.
*Notícia
modificada às 11h35 de 17/7/2016 para acréscimo de informações.
Por João
Ozorio de Melo
http://www.conjur.com.br/2016-jul-16/herbalife-pagara-us-200-milhoes-compensar-consumidores
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