sexta-feira, 1 de julho de 2016

DILMA: “O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO TERMINOU"

Em entrevista exclusiva ao jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, a presidente se mostra otimista com o resultado da votação do impeachment no Senado e faz planos para a volta ao poder, caso ocorra: "Não vou mais fazer aquela composição. O presidencialismo de coalizão terminou"; segundo ela, a tal "governabilidade" não pode ser motivo para impedimento; sobre a escolha de Michel Temer como vice-presidente, indica que não tinha como prever sua traição: "Faz parte da traição a pessoa não mostrar suas reais intenções. Se mostrasse, não seria traidor"; e nega que deveria ter negociado com Eduardo Cunha na presidência da Câmara para evitar a crise política; "Não se negocia com o Cunha. Ele tem uma agenda que é dele. Ou você está de acordo com ele ou não tem acordo", afirma; "Eu cometi erros, mas não fui insensata", finaliza a presidente

1 de Julho de 2016

247 – A presidente Dilma Rousseff concedeu uma nova entrevista exclusiva nessa semana, desta vez ao jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo. Na conversa, ela se mostrou otimista com o resultado da votação do impeachment no Senado, prevista para agosto, apesar de ter clareza da dificuldade de escapar da condenação no processo, conforme relata o entrevistador.

Imaginando um cenário favorável, ela faz planos para a volta ao poder: "Não vou mais fazer aquela composição. O presidencialismo de coalizão terminou". "Teremos outras formas de relação com a população e o Congresso", detalhe. Segundo ela, a tal "governabilidade" não pode ser motivo para impedimento. "O Obama governa sem maioria e ninguém tentou tirá-lo porque é uma democracia madura", diz. "Aqui teremos também de lidar com esse fato. Não se trata de minha pessoa".

Sobre o plebiscito, afirma que "não depende da vontade do presidente e eu não posso, sozinha, propor algo sem ter o apoio necessário". Questionada sobre a escolha de Michel Temer como vice-presidente, indica que não tinha como prever sua traição: "Faz parte da traição a pessoa não mostrar suas reais intenções. Se mostrasse, não seria traidor".

Dilma também nega que deveria ter negociado com Eduardo Cunha na presidência da Câmara para evitar a crise política. "Não se negocia com o Cunha. Ele tem uma agenda que é dele. Ou você está de acordo com ele ou não tem acordo", afirma. "Eu cometi erros, mas não fui insensata", atesta.

A íntegra da entrevista será exibida no próximo domingo 3, às 20h, no programa do DCM na TVT.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/241684/Dilma-%E2%80%9CO-presidencialismo-de-coaliz%C3%A3o-terminou%E2%80%9D.htm


Nenhum comentário: