sábado, 11 de junho de 2016

A PRESSA DE JANOT EM ENTREGAR LULA A MORO. Por Tereza Cruvinel

No dia em que o ex-presidente Lula declarou que quanto mais o provocam, mais ele “corre o risco” de ser candidato a presidente, o procurador-geral Rodrigo Janot pediu ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, que envie para o juiz Sergio Moro o inquérito em que ele e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados de obstrução da Justiça. A decisão será de Teori, mas o pedido vem ao encontro dos que desejam ver logo Lula inelegível e excluído da disputa de 2018, que pode até acontecer antes, se for bem sucedida a articulação em favor de um plebiscito sobre a antecipação da eleição presidencial.

Todos os processos que envolvem Lula, como os que tratam do apartamento no litoral paulista e do sítio de Atibaia, subiram para o Supremo a partir do momento em que ele foi nomeado ministro-chefe da Casa Civil pela presidente afastada Dilma Rousseff. Embora impedida de exercer até à conclusão do processo de impeachment, ela continua sendo presidente e vinculada ao foro especial do STF. A posse de Lula foi barrada pela liminar do ministro Gilmar Mendes que o STF não julgou antes do afastamento de Dilma, e nem depois.

Lula passou a ser investigado também por suspeita de obstrução da Justiça a partir das conversas de Delcídio gravadas pelo filho de Nestor Cerveró, em que o ex-senador envolve, além de Lula, o empresário José Carlos Bumlai, que teria pago mesadas à família de Cerveró para evitar que ele firmasse acordo de delação premiada. Janot argumentou que, com a cassação do mandato,  Delcídio perdeu o direito ao foro especial do STF, devendo seu processo, que envolve Lula, ser remetido para a vara de primeira instância chefiada por Sergio Moro. Lula, entretanto, deveria ter seus processos mantidos no STF enquanto persistir seu vínculo com Dilma, de quem é teoricamente ministro não empossado.

A “descida” do processo Delcídio-Lula-Bumlai para Curitiba facilita não apenas uma condenação mais rápida, que poderia torná-lo inelegível, como até mesmo uma prisão preventiva decretada por Moro.

As duas situações atendem aos que temem Lula candidato. Ele vem aparecendo com os melhores índices nas pesquisas sobre sucessão presidencial e externando, com ênfase crescente, sua disposição para ser candidato.

http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/237613/A-pressa-de-Janot-em-entregar-Lula-a-Moro.htm


Nenhum comentário: