quarta-feira, 6 de abril de 2016

A MORTE DO EMBAIXADOR JOSÉ JOBIM SERIA MAIS UMA DA SÉRIE "OS SUICIDADOS" DA DITADURA?

DITADURA NUNCA MAIS

Corrupção na construção da usina de Itaipu pode ter motivado a morte do embaixador José Jobim

Publicado por Fernando do Valle - 04/12/2014

O Instituto João Goulart encaminhou no final de novembro denúncia ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro sobre a suspeita de que o embaixador José Jobim foi assassinado por agentes da ditadura militar em março de 1979. Poucos meses antes de sua morte, o embaixador declarou para políticos em Brasília que escrevia suas memórias em que denunciaria o esquema de corrupção na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

José Jobim foi sequestrado em frente à sua casa em 22 de março de 1979. Dois dias depois, seu corpo foi encontrado no bairro do Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a investigação do delegado Rui Dourado, Jobim se enforcou com uma corda. A hipótese é refutada pela filha do embaixador, a advogada Lygia Jobim, que busca a verdade sobre a morte do pai há 35 anos.

O documentário Itaipu, a quem interessa e escuridão? fornece mais informações sobre o possível assassinato do embaixador:

(...)

Por pressão do governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, as investigações sobre a morte de José Jobim foram reabertas em 1983. A promotora Telma Musse Diuana foi designada para cuidar do caso e solicitou novas investigações à polícia, baseando-se na “dubiedade do laudo que concluiu pelo suicídio”. Um inquérito foi finalmente instaurado, o qual considerou os fatores da morte do embaixador “todos incompatíveis com a hipótese adotada pelos legistas oficiais”. O processo acabou arquivado em 1985, sendo a morte de Jobim qualificada de “homicídio por autor desconhecido”.

Leia mais e assista ao vídeo com o depoimento de Lygia Maria Jobim, filha do embaixador José Jobim, fartamente ilustrado com documentos e trechos de reportagens de telejornais da época.

Fernando Soares Campos

Dedico esta publicação ao meu amigo embaixador Arnaldo Carrilho, in memoriam

***

Zonacurva

AQUI: http://zonacurva.com.br/corrupcao-na-construcao-da-usina-d…/

***


Nenhum comentário: