sábado, 12 de março de 2016

MARIPOSAS EM BUSCA DA LUZ

Tal qual as mariposas que possuem uma compulsão por gravitarem próximas ao brilho das luzes artificiais, existem pessoas que estão sempre em busca de eventuais holofotes que possam lhe trazer algum destaque.

Acontece que ao contrário das mariposas, muitas destas pessoas não possuem asas para voar. Asas em sentido figurado naturalmente, consubstanciadas em um carisma, um brilho, uma experiência de vida, uma erudição em quantidade suficiente para chamar a atenção e ao natural serem conduzidas para as ribaltas da vida nas quais elas possam expor todo o seu brilhantismo. Afinal, seres obscuros não têm condições de alçarem voos mais altos e não chamam a atenção a não ser justamente por aquilo que lhes serve de marca principal: a obscuridade.

Acontece que vivemos tempos em que qualquer servidor público das áreas jurídicas, erigido a tal condição por ser um mero decorador de apostilas, embora destituído de carisma, brilho intelectual, cultura universal, obscuro em todos os sentidos, pode tentar atrair os holofotes da mídia aderindo ao retrocesso dos tempos inquisitórios.

E para fazer isto, atualmente, o melhor caminho é buscar atingir o maior líder político brasileiro de todos os tempos. E é justamente isto que está acontecendo com magistrados e promotores intelectualmente opacos, sombrios, mas que, dentre tantas outras deficiências, possuem esta fraqueza de acalentarem sonhos secretos de um dia povoarem os livros de história figurando como grandes heróis de seu tempo. E como Lula manifestou a intenção de voltar a candidatar-se a presidente da república nas próximas eleições, fato que já fez seus adversários sentirem o gosto inevitável e amargo da derrota eleitoral que se lhes avizinha, tais servidores manipuláveis estão sendo instrumentalizados para darem um aspecto de legalidade para o golpe por eles pretendido.   

O que vemos hoje é que tais figuras deploráveis, movidas por sentimentos mesquinhos de glória, alguns deles trocando a toga da justiça pelas vestes da vaidade, estão tentando atingir o passado e a honra daquele que é considerado nacional e internacionalmente o melhor presidente brasileiro de todos os tempos. E estão conseguindo convencer boa parte da população incauta, sempre com o auxílio da grande mídia, liderada pelo plim-plim e por oligarquias que durante mais de quinhentos anos rapinaram o Brasil incessantemente e agora querem posar de moralistas e salvadores da pátria, insatisfeitos que estão o fato de não conseguirem retomar o poder através da forma mais democrática que existe: o voto.

Pois bem. Alguém deveria dar um aviso a estes sombrios senhores. Eles devem ficar cientes de que, por um período efêmero serão sim o centro das atenções, mas tão logo cumpram a missão deletéria que as forças do retrocesso esperam deles, serão novamente jogado ao ostracismo. E então serão obrigados a se recolherem novamente à suas insignificâncias e habitarem as profundezas das cavernas escuras das suas mediocridades.

Para finalizar, não posso deixar de reparar que eles realmente se assemelham a mariposas que, por terem hábitos noturnos, partem em uma busca incessante pelo brilho fugidio das luzes. E que, tal qual estes lepidópteros, suas glórias possuem vidas curtas e tão logo o tempo venha a amainar o calor os embates ideológicos que inevitavelmente acabam ocorrendo, revisitados os fatos com a visão da clareza, do bom senso e da equidistância, o destino deles será inevitavelmente aquele reservado aos fracos de espírito e de caráter: a lata de lixo da história.

Jorge André Irion Jobim

Nenhum comentário: