sexta-feira, 25 de março de 2016

INGRATIDÃO DE FILHO FAZ JUSTIÇA REVERTER DOAÇÃO DE IMÓVEIS FEITA POR MÃE EM SEU FAVOR

A 5ª Câmara Civil do TJSC revogou a doação de dois imóveis feita de mãe para filho, em virtude da ingratidão demonstrada pelo beneficiário. Os dois imóveis estavam no inventário do finado marido/pai e foram cedidos na integralidade pela genitora ao descendente, reservando para si tão somente o usufruto vitalício dos bens.

Tempos depois, contudo, o filho e a nora passaram a ameaçá-la com arma de fogo e a assumir um comportamento distinto e violento. A senhora, já de idade, abrigou-se com vizinhos e, na sequência, mudou-se para a casa de parentes em outra cidade.

Em recurso, o filho alegou que a revogação da doação dos dois imóveis foi além do pleiteado, que seria a partilha deles entre as partes. Além disso, afirmou que não perpetrou as agressões e ofensas narradas pela mãe.

Para o desembargador Luiz Cézar Medeiros, relator do recurso, o ato ingrato do herdeiro permite a invalidação do donativo: "Deve ser deferido pedido de revogação de doação quando comprovados comportamentos ofensivos e violentos, de natureza grave, praticados pelo donatário contra o doador, notadamente quando conjugados com desamparo de pessoa idosa, com a saúde debilitada", concluiu. A decisão foi unânime.

Apelação Cível nº 2013.069101-4

Fonte: TJMG

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

http://jornaldaordem.com.br/noticia-ler/ingratidao-filho-faz-justica-reverter-doacao-imoveis-feita-por-mae-em-seu-favor/39543?utm_campaign=Jornal+da+Ordem+Edi%26ccedil%3B%26atilde%3Bo+2.568+-+Editado+em+Porto+Alegre+em+16.03.2016&utm_content=Ingratid%C3%A3o+de+filho+faz+Justi%C3%A7a+reverter+doa%C3%A7%C3%A3o+de+im%C3%B3veis+feita+por+m%C3%A3e+em+seu+favor+-+JO+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Jornal+da+Ordem+-+Edi%C3%A7%C3%A3o+2.568+-+16.03.2016



Nenhum comentário: