domingo, 14 de setembro de 2014

EUA E A VOCAÇÃO IMPERIALISTA




Os EUA com sua eterna vocação imperialista sempre se envolvendo em guerra em todos os cantos do mundo, acabam transformando muitos de seus cidadãos em pessoas neuróticas e agressivas. São as denominadas neuroses de guerra que afetam egressos destas tantas guerras, que muitas vezes desembocam em explosões de ódio trazendo consequência nefastas para seus próprios cidadãos.

Pois ao atacarem outros países, destruindo estruturas de poder e de governo existentes milenarmente e deixando para trás um rastro de nações divididas e destruídas, agora também estão desencadeando um efeito colateral maléfico que é o surgimento de organizações igualmente dotadas de violência extrema.

Esta mesma vocação destrutiva e desapego às normas de direito internacional demonstrado pelos EUA, acabam sendo também a marca principal de tais organizações trazendo, além do retrocesso que nos reconduz a um mundo obscurantista, perigo a toda a humanidade, mas principalmente aos próprios norte-americanos e seus aliados em tais empreitadas mórbidas.

Quando todo o mundo sabe que os EUA assim agem apenas por motivos econômicos, eles insistem em afirmar que atuam meramente por amor à liberdade e democracia. Trata-se na verdade, de uma falácia que acaba fazendo com que eles paguem um preço muito alto em termos de vidas humanas, ceifadas tão somente para satisfazer esta volúpia pelo poder econômico que eles insistem em não renunciar.   

Jorge André Irion Jobim




Nenhum comentário: