terça-feira, 1 de outubro de 2013

ASSALARIADOS NÃO SÃO CAPITALISTAS!!!


Conversando com um amigo bancário a respeito da greve que está sendo deflagrada pela classe dele, surgiu um assunto interessante. Conhecedor de minhas idéias anticapitalistas que eu não deixo de expor, confesso que às vezes de maneira um pouco exacerbada, ele me disse que não entendia como um sujeito como eu poderia ser contra o capitalismo, regime que ele considera perfeito e que defende com unhas e dentes, fato que nos colocará sempre em posições opostas. 

Eu lhe respondi que minha ojeriza na verdade, é contra o denominado capitalismo selvagem, sem freios, desumano, que destrói culturas e florestas sem pensar nas consequências nefastas ao planeta em que vivemos. Que eu sou contra as grandes corporações, contra multinacionais, transnacionais, instituições financeiras que cada vez mais se agigantam e estão se sobrepondo até mesmo aos estados que por sua vez estão sendo colocados de joelhos em uma situação de subserviência em relação a elas. Sou contra aqueles que cultuam o lucro como se um deus fosse e sacrificam até mesmo a humanidade e a natureza como se fosse uma oferenda a este deus maligno.

Pois ele tentou ainda argumentar e falou que como capitalista que era, não podia conceber idéias como as minhas. Bem, neste momento eu tive que interrompe-lo e ao faze-lo, talvez tenha perdido o amigo, ou ao menos, tenha afrouxado um pouco nossos laços de amizade.

Respondi que na verdade, não existem capitalistas assalariados. Aqueles que vivem de quantias pagas regularmente de maneira mensal, não são capitalistas. São apenas a classe em cima da qual o capitalismo se sustenta e da qual recebe sua legitimidade, criando suas necessidades artificiais e fazendo-os trabalharem cada vez mais para consumirem produtos e serviços sem os quais eles sobreviveriam tranqüilamente, mas que em função de frases pré-concebidas como “se você não tiver um desses, você não será ninguém”, acabam adquirindo e alimentando e realimentando a roda insana do capitalismo. Enfim, eles são o rebanho que em sua mansidão, joga o jogo conforme as regras ditadas pelos verdadeiros capitalistas. 


E mais. Como tenho vários familiares que foram bancários, eu lhe disse que ele deveria sim ter esta mesma visão de desprezo ao capitalismo, afinal, a classe bancária foi uma das maiores vítimas do capitalismo. É só voltarmos trinta anos atrás e analisarmos a grande quantidade de funcionários que trabalhavam em cada agência bancária e compararmos com o reduzido número que encontramos nas mesmas agências. Eles foram sim vítimas do capitalismo que os trocou por máquinas e continuará fazendo isto até não precisar mais de uma pessoa sequer, tudo em nome do maldito lucro. Os empregados? Ah, eles que se virem e procurem outras atividades. 


Diante de minhas palavras, notei que o amigo baixou a cabeça e seu sorriso desapareceu, sobrevindo um certo ar de tristeza como alguém que, de repente, vê o mundinho no qual ele acreditava, ruir como um castelo de areia. Bem, eu não fico satisfeito com estas coisas, mas não consigo permanecer calado quando pessoas tentam me convencer de coisas que nem mesmo elas acreditam em sua totalidade. Tanto que meu amigo não teve argumentos outros para tentar contrapor aos meus.

Sinto pelo fato de que nossa amizade tenha esmorecido um pouco, mas realmente, assalariados não são capitalistas. 


Jorge André Irion Jobim. 

Nenhum comentário: