quarta-feira, 7 de abril de 2010

A ENTREVISTA DE LULA. ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

REINO DE ATAVUS



Há muito tempo fiz a constatação de que aquela sabedoria haurida das experiências obtidas em contato direto com a realidade, derruba todas as teorias criadas por filósofos, mestres e doutores forjados em gabinetes. Não há construção teórica que resista à quem possui o conhecimento adquirido ao trilhar os diversos e árduos caminhos da vida.

Lembro-me que em determinada época, também me aprofundei na leitura dos pensadores considerados mais importantes por suas teorias. Em também queria fazer como fazem alguns, citações tais como, “de acordo com o que disse fulano de tal...” e, quando o interlocutor dissesse, “eu, pelo contrário, entendo que, como dizia cicrano de tal....” eu retrucaria, “não, mas beltrano falou...”.

E foi assim que li os compêndios mais complexos, decifrei e decorei algumas frases de Kant, Marx, Engels, Nietsche e alguns outros grandes doutrinadores da teoria geral do estado. Nada disso me deu conhecimento e sabedoria maior do que aquela que obtive nos meus anos de músico profissional, andarilho dos becos e das noites do meu Brasil. Posso afirmar que conheci nas ruas e vielas, gente muito mais interessante e original do que todos os mestres e doutores com os quais tive contato. É claro que pode ter sido apenas um mero acaso ou uma questão de sorte.

Até que um dia, cansei. Resolvi que minha vida não deveria mais ser pautada por pensamentos já pensados há dezenas de anos atrás e passei a cultivar com mais carinho as minhas próprias ideias. Mesmo porque muitos deles são meras reinterpretações e reformulações do que já foi sobejadamente dito pelos velhos filósofos gregos, principalmente Sócrates, Platão e Aristóteles. Aliás, outro dia eu comprei briga com um fã ardoroso de Raul Seixas e Paulo Coelho quando lhe disse que eles não haviam dito nada de novo, pois tudo aquilo que estava contido nas letras de suas canções, tinha apenas uma origem: a Grécia Antiga. Eram velhas ideias expressas com frases reformuladas.

Digo isso porque foi com muita satisfação que assisti à entrevista concedida pelo Presidente Lula aos jornalistas da Rede Bandeirantes e apresentada no programa Canal Livre no dia 04 de Abril de 2.010. Entre os jornalistas presentes, estava inclusive o abominável senhor Boris “Não Gosto de Garis” Casoy.

Durante a entrevista, o presidente conseguiu responder à contento, de forma rápida e com argumentações sólidas tudo aquilo que lhe foi inquirido, rebatendo com maestria todas as ironias lançadas sub-repticiamente em algumas das perguntas que lhe foram feitas. Tudo com o tempero insubstituível da sabedoria popular somado ao seu carisma pessoal. Foi a comprovação de minha tese de que o conhecimento formal não basta e pode facilmente ser derrubado por fundamentações irretorquíveis provenientes de um simples torneiro mecânico que carrega no corpo as marcas da vida real. Parabéns Presidente Lula. Foi de lavar a alma.

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS
Publicado no site
Publicado no jornal A Razão de Santa Maria, RS, no dia 08 de Abril de 2.010

Nenhum comentário: