sábado, 29 de agosto de 2009

INTELIGÊNCIA RURALISTA


Não há como negar: toda a informação chega até nós envolta em um manto ideológico que é ali colocado por quem nos informa. Assim sendo, necessário se faz que saibamos ter o discernimento para nos desfazermos deste invólucro que acaba levando à inevitável parcialidade da notícia.

Pois senti um desconforto bastante grande ao ler nos jornais que ruralistas de São Gabriel, RS possuem um sistema de inteligência próprio que teria descoberto que integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) estariam ministrando aulas de guerrilha para os membros do Movimento dos Sem Terra.

Isso me faz lembrar, e os mais antigos que prestaram serviço militar no final dos anos 60 e início dos 70 hão de lembrar também, que à época, era disseminada entre os recrutas a noção de que o Brasil estava em perigo pois de um momento para o outro poderíamos ser invadidos pelos Tupamaros. Apesar do ridículo da ideia, muitos irão se recordar de que isso realmente criava no seio da tropa o fantasma de uma invasão iminente. Existem muitos outros casos similares de falsas informações que, se fossem verdadeiras, o Brasil já teria sido invadido, tanto pela União Soviética quanto pela Argentina ou Cuba.

Por favor senhores ruralistas. Parem de procurar pelo em ovo. Deixem de lado estas teorias da conspiração pois o que precisamos é de uma união no sentido de combatermos os verdadeiros problemas do Brasil que são justamente, a falta de uma educação e de um sistema de saúde fortalecidos e eficientes. Acho que o verdadeiro empecilho para que as coisas aconteçam no Brasil é justamente esse grupo de lideranças que quer manter um sistema econômico excludente, baseado em castas e estamentos que teimam em permanecer no poder e que acabam gerando a injustiça social.

Devemos parar de demonizar os movimentos sociais organizados, pois pior seria se esse contingente cada vez maior de pessoas estivesse por aí perambulando de forma difusa pelas ruas das cidades, sem ter uma liderança que sirva de porta-voz para suas necessidades e reivindicações.

E quanto à acusação de que o MST é massa de manobra, necessário lembrarmos que toda a população, no momento em que lhes são sonegadas a saúde e a educação efetivas, acaba pela falta de discernimento, sendo massa de manobra de alguma das lideranças políticas do sistema que aí está posto. Do lado de lá, ou do lado de lá, todos nós acabamos sendo massa de manobra. Apenas não o são, aqueles que possuem o conhecimento necessário para desvestir a casca ideológica que querem nos impingir com as tais “inteligências burras”. Foi graças à elas que, em determinados momentos de nossa história, Monteiro Lobato foi considerado subversivo durante o Estado Novo e Rui Barbosa foi acusado de comunista, incendiário do País, portador da bandeira vermelha.

PS. Ah, e eu gostaria de dizer que fiquei sabendo através de um “serviço de inteligência” bastante seguro, que existem planos concretos entre os marcianos para uma invasão ao planeta Terra. Segundo tais fontes fidedignas, isso ocorrerá dentro de pouco tempo.

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS
Publicado no site
Publicado no site
Publicado no site
Publicado no Jornal A Razão de Santa Maria, RS, no dia 25 de Setembro de 2.009

Nenhum comentário: