Mao
Zedong formulou uma teoria marxista a fim de constituir métodos de concepção de
Estado, de democracia popular e de estratégias de economia socialista
Marlon de Souza
Nesse
dia 26 de dezembro de 2023 comemora-se os 130 anos do nascimento de Mao Zedong.
Este artigo trata de identificar a excelência da teoria marxista científica
construída por Mao Zedong. Há muito destacado sobre a teoria militar elaborada
e dirigida por Mao Zedong, mas aqui sublinhamos a eficiência científica,
epistemológica da teoria política, econômica de Mao Zedong.
O
rigor, a força e a precisão da teoria científica de Mao Zedong - assim como a
de Vladimir Ilyich Ulianov Lenin – resulta do ato de submeter os fundamentos
categoriais clássicos de Karl Marx e Friedrich Engels ao critério da verdade
concreta. Isto é, a teoria científica de Mao Zedong é inseparável da ação
política objetiva para a superação da sociedade
capitalista. O que afirmo neste
artigo é que a chave para a compreensão sobre a competência e precisão teórica
científica desenvolvida por Mao Zedong é que - assim como Lenin - Mao Zedong
elevou a essência prática do marxismo a um nível de concreção. Isto é, a
formulação teórica de Mao Zedong deriva da sua ação política concreta enquanto
dirigente partidário, revolucionário e dirigente do Estado.
O
método científico de Mao Zedong, assim como em Lenin, trata-se de desenvolver a
essência prática da teoria a partir da teoria e da relação que estabelece com
seu objeto (Lucáks, [1922] 2003, p.65). Para nós marxistas-maoístas-leninistas
há uma unidade entre a teoria e a ação política prática. Dessa forma, a teoria
que Mao Zedong formulou não é a operacionalização teórica tão somente na página
do artigo, dissertação, tese, livro, jornal, mas seu objetivo tem de ser o de
conscientemente formar o conhecimento concreto da sociedade enquanto classe e
do sujeito enquanto objeto do conhecimento, e portanto, a teoria
necessariamente tem de interferir de modo imediato, concreto, material e
adequado no processo de transformação para o melhoramento da sociedade, em
última instância para a revolução socialista.
Em
outros termos, a teoria de Mao Zedong é constituída a partir da ação política
concreta, e a teorização de Mao tem como objetivo último se materializar em uma
ação política concreta. É disto que resulta sua força científica. Isto é, para
nós marxistas-maoístas-leninistas há uma unidade entre teoria e prática, não há
separação entre a teoria e a prática, todo verdadeiro teórico
marxista-maoísta-leninista é antes de tudo, e sobretudo, um agente de ação
política prática. O próprio Mao Zedong
([1964] 1976) afirmou em discurso que a força núcleo teórica que dirigiu sua
causa é o marxismo-leninismo. O
jornalista chinês Chen Po-ta (([1951] 2018, s.p) afirma que “Mao Zedong é o
maior expoente do marxismo-leninismo” e “a unidade da teoria e prática é uma
característica exclusiva do marxismo-leninismo”. Chen Po-ta participou como
combatente da Expedição do Norte da Frente Única - PCCh e Kuomintang (os
nacionalistas) - contra os senhores da guerra (chefes militares que dominavam
regiões territoriais da China) e foi posteriormente formador de quadros do
PCCh. editor do jornal Hongqi (Bandeira Vermelha) e Secretário Político de Mao
Zedong até 1941.
Mao
Zedong desenvolveu e exerceu de fato o marxismo-leninismo e como aponta o
economista marxista egípcio - que foi diretor do Instituto de Desenvolvimento e
Planejamento da ONU - Samir Amin (1977, p.9), o marxismo não é uma teoria
elaborada para algumas páginas, nem é tão somente uma teoria econômica, uma
teoria sociológica, nem uma filosofia, mas é a ciência social da práxis
socialista revolucionária. Desse modo o legado teórico de Mao Zedong dispõe uma
tradição marxista-maoísta-leninista para os quais, em relação à perspectiva
geral, a renovação do marxismo contemporâneo, decorre da teorização diretamente
vinculada e direcionada à prática da radicalização das lutas sociais e do
Estado Socialista. destacar que o
método marxista desenvolvido por Mao Zedong, é distinto do marxismo acadêmico,
exercido meramente como interpretações escolásticas e citações fraseológicas
banais e enfraquecido de sua eficiência científica com ecletismo teórico. Isto
torna o marxismo estéril, apenas mais uma espécie de marxismo vulgar, puramente
reflexivo de serventia de ornamento sociológico para florear e aumentar número
de páginas de trabalhos de conclusão de cursos, no limite auxiliaria no
progresso da ciência. Lukács ([1922]
2003, p.80) declara que “quando um método é usado para o progresso da ciência
se resume a isto, mas quando é aplicado à evolução da sociedade, revela-se um
instrumento de combate ideológico da burguesia”.
A
teoria marxista-leninista-maoísta desenvolvida por Mao Zedong não é abstração,
mas a formulação racional para a superação das contradições, dos problemas
materiais e objetivos do capitalismo. Em Mao Zedong e em sua teoria a
transformação da realidade constitui a questão central. Sobre o método que ele
próprio desenvolvera, Marx ([1859] 2009, p. 282) clarificou em sua Contribuição
à crítica da Economia Política com exatidão de que “no estudo do movimento das
categorias econômicas […] é preciso ter sempre em vista que as categorias
exprimem formas e condições de existência […]”. Deste modo, destaco que o
método científico marxista-maoísta-leninista é inseparável da perspectiva da
classe trabalhadora, porque o método marxista-maoísta-leninista enquanto
conhecimento da realidade é possível do ponto de vista da classe, do ponto de
vista da luta dos trabalhadores. Abandonar essa perspectiva significa
distanciar-se do marxismo, do mesmo modo como adotá-la implica diretamente em
participar da luta dos trabalhadores (Lukács ([1922] 2003). De acordo com Chen Po-ta (ibdem) Mao Zedong
“desenvolveu criativamente a ciência do marxismo-leninismo, aplicando-a às
condições chinesas e as do Oriente, e levou desta maneira o povo chinês à
vitória”.
Mao formulador de um
pensamento do Sul Global
Para
a Ciência da Economia Política Mundial é caro a elaboração de um pensamento
original do Sul Global, uma teoria que advenha de cientistas nacionais dos
próprios países do Terceiro Mundo para construírem proposições teóricas e
epistemológicas que resultem na superação do subdesenvolvimento econômico do
Sul Global. Mao Zedong realizou isto, formulou uma teoria marxista original
constituída na periferia do capitalismo a partir das categorias fundamentais
dos clássicos de Marx e Engels.
Na
China revolucionária, seguindo os passos dos grandes mestres: Marx, Engels,
Lenin e Stalin, Mao Zedong dedicou a maior atenção ao grande poder criador das
massas revolucionárias. Nunca divorciou seu rico e fecundo estudo do
marxismo-leninismo do movimento revolucionário das massas. Sob todas as
circunstâncias e em todas as épocas, conjugou a teoria marxista-leninista com a
prática da Revolução Chinesa e “utilizou o ponto de vista fundamental do
marxismo, o método de análise de classe”, para estudar, analisar e sintetizar
as experiências revolucionárias na China. Ao trabalhar desta maneira, comprovou
de forma cabal a exatidão do marxismo-leninismo e demonstrou assim, sua
grandeza, sua dinâmica, sua força revolucionária. (IBDEM)
Desta
forma Mao Zedong integrou a verdade universal do marxismo-leninismo com as particularidades
da China e a prática revolucionária concreta para resolver de maneira correta e
brilhante os numerosos problemas que surgiram no curso da Revolução Proletária
Socialista Chinesa. As soluções teóricas de Mao Zedong para os problemas para a
edificação do Socialismo na China são materiais e não principiais, isto é, são
respostas práticas a uma problemática particular. Mao Zedong formulou uma
teoria marxista adaptada do leninismo às tradições chinesas e a economia da
China a fim de constituir métodos de tomada de poder, de concepção de partido,
de Estado, de democracia popular e de estratégias de economia socialista.
A
partir de revisão da literatura do marxismo clássico se assinala que Mao Zedong
- assim como já havia realizado Lenin - contrariou os preceitos originais do
marxismo que consistia em edificar o socialismo em um país com capitalismo
avançado e fez referenciado no próprio socialismo científico de Karl Marx e
Friedrich Engels (QIAOMU, 2018) o papel do PCCh, as bases revolucionárias no
campo, a luta pela libertação nacional anti-imperialista até a Revolução
Socialista num país que era semifeudal e semicolonial. Em outros termos, o
construto teórico científico de Mao Zedong é a Sinicização do Marxismo. Porém é
importante aqui uma advertência, de acordo com os marxistas chineses –
inclusive os de hoje - apesar da forte identidade nacional e a adaptação às
particularidades da realidade da China do marxismo elaborado por Mao Zedong, o
marxismo de Mao Zedong, o marxismo maoísta não abandona os princípios básicos
do socialismo científico, caso contrário, não poderia ser classificado como
marxismo nem como socialismo.
A
Ciência Política aponta o revolucionário Mao Zedong como o maior expoente
intelectual e líder político responsável por reivindicar o direito dos chineses
de desenvolver sua própria forma de marxismo, adaptado às tradições chinesas e
por desenvolver de forma pioneira, com rigor científico e prático o Marxismo
Chinês. Foi por volta de 1919 que Mao
Zedong teve contato com o marxismo, ano em que se mudou para Pequim e passou a
trabalhar na biblioteca da Universidade de Pequim. O chefe da Biblioteca desta
instituição era Li Dazhao que é considerado o introdutor do marxismo na China.
Juntamente com Chen Duxiu - que era professor decano daquela universidade -
editam uma edição especial toda dedicada ao marxismo da publicação Nova
Juventude. É nesta época que Mao Zedong
tem intensa influência intelectual marxista de Dazhao e Duxiu. O chefe da biblioteca
e o professor da universidade Dazhao e Duxiu fundaram conjuntamente com outros
camaradas o PCCh com apoio de emissários de Lenin que foram da URSS por ordem
do dirigente soviético conhecerem pessoalmente Dazhao e Duxiu na China.
A
RPC jamais renegou o legado político e nem o teórico de Mao Zedong. Muito antes
pelo contrário, o grande êxito da RPC estar hoje à véspera de se tornar a maior
potência econômica mundial é resultado direto do fato da RPC reafirmar e dar
continuidade na prática às concepções de Economia Política formuladas por Mao
Zedong. Para validar a afirmação
supracitada no parágrafo anterior, destaco que nesse último dia 26 de dezembro,
foram realizadas comemorações para marcar o 130º aniversário do nascimento do
líder fundador da RPC presidente Mao Zedong, realizadas pelo PCCh, pelos
governos locais chineses e pelo povo chinês em todo o país. O Comitê Central do PCCh realizou na manhã de
terça-feira um simpósio para comemorar a data.
O
atual presidente da RPC Xi Jinping, que também é Secretário-Geral do Comitê
Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central, fez um importante
discurso neste simpósio realizado no Grande Salão do Povo, no coração de
Pequim. O presidente Xi Jinping (2023) –
que está no seu terceiro mandato - enfatizou que “o Pensamento de Mao Zedong é
uma riqueza espiritual inestimável para o nosso Partido e guiará a nossa ação a
longo prazo, e a melhor forma de comemorar o camarada Mao Zedong é continuar a
promover a causa iniciada por ele”. O atual presidente da RPC é leal às
premissas basilares da teoria marxista maoísta, e ter isto presente é sine qua
non para o entendimento sobre o sucesso econômico da RPC hoje. O presidente Xi
Jinping não é um personagem estranho à trajetória do Socialismo na RPC nem ao
pensamento marxista de Mao. Poucas pessoas acessaram esta informação, mas
O
presidente Xi Jinping não é um personagem estranho à construção do Socialismo
na RPC o pai do presidente Xi Jinping, foi o comunista revolucionário Xi
Zhongxun e combateu ao lado, nas fileiras guerrilheiras de Mao Zedong.
A
historiografia e os documentos oficiais do PCCh relatam que Xi Zhongxun
integrou a Liga da Juventude Comunista da China e em maio de 1926 participou de
manifestações estudantis na primavera do mesmo ano. Em razão de seu ativismo
político no movimento estudantil foi preso pelas autoridades nacionais
reacionárias. Ainda na prisão em 1928 ingressou no PCCh. Nos anos de 1930, Xi Zhongxun juntou-se às
guerrilhas comunistas ao norte do Rio Wei. Em março de 1933, ajudou na fundação
da Área Soviética na Fronteira Xianxim–Gansu – Shaangan (as chamadas áreas
soviéticas da China eram regiões territoriais que foram tomadas de assalto
pelos revolucionários chineses do governo oficial do então presidente Chiang
Kai-Shek do Partido Nacionalista Chinês - Kuomitang). Os comunistas controlaram
algumas regiões do país entre 1931-1937. Xi Zhongxun foi o líder da área
enquanto liderava as missões de resistência guerrilheira às incursões
nacionalistas e de expansão da Área Soviética.
Em
1935, a Área Soviética na Fronteira Xianxim–Gansu e a Área Soviética de Xianxim
fundem-se e formam a Área Base Revolucionária do Noroeste, e Xi Zhongxun
torna-se um dos líderes dessa nova área. É preso em 1935, durante uma campanha
de alinhamento esquerdista dentro do Partido.
Quando Xi Zhongxun estava há quatro dias de ser executado o próprio Mao
Zedong chegou ao local e o resgatou, ordenou que ele e seus camaradas fossem
libertados. A base de Xi Zhongxun no noroeste serviu de instalação operacional
para Mao Zedong e para os combatentes do Partido, possibilitando que
concluíssem a Grande Marcha dirigida por Mao Zedong. O registro é que "a
Área da Base Revolucionária do Noroeste liderada por Xi Zhongxun salvou o
núcleo do Partido e o núcleo do Partido salvou os revolucionários do
Noroeste". Xi Zhongxun ocupou
posições de destaque na direção do PCCh, como também do comando militar no
Exército Vermelho dos Operários e Camponeses Chinês, do Exército de Libertação
Popular na Guerra Civil Chinesa e na Segunda Guerra Sino-Japonesa contra os
fascistas japoneses, como também foi governador da província de Cantão. Enquanto o governador Xi Zhongxun foi
responsável por idealizar e implementar em Cantão uma estratégia de
desenvolvimento econômico experimental e pioneira na RPC, as chamadas Zonas
Especiais no governo de Deng Xiaoping para o investimento estrangeiros em
processos produtivos na RPC.
O
sucesso destas estratégias foi adotado para todo o país por Deng Xiaoping na sua Reforma e Abertura e compõe hoje uma
dos aspectos e padrão estratégico de desenvolvimento responsáveis pelo
crescimento exponencial da Economia Socialista da RPC que são as denominadas
Zonas Econômicas Especiais (ZEES). É,
portanto, imperativo apontar (AMIN, 1986) ainda que o pensamento econômico de
Mao Zedong foi decisivo para a industrialização da RPC e - ao contrário do que
se pressupõe - o marxismo-maoísmo-leninismo –
prosseguiu atualizado teoricamente e na prática da governança da
Economia da RPC pelos dirigentes conseguintes do Socialismo com Características
Chinesa de Deng Xiaoping (1982) até o Socialismo com Características Chinesa
para a Nova Era de Xi Jinping (2021). O atual presidente da RPC Xi Jinping
formula inovações para a Teoria do Socialismo, moderniza o Socialismo na RPC,
no entanto, sem romper com a teoria fundamental de Mao Zedong, reafirma de modo
atualizado a contemporaneidade da teoria maoísta. Esta lealdade de Xi Jinping
ao Socialismo e a teoria basilar de Mao Zedong responde ao triunfo atual da RPC.
O
presidente Xi Jinping (2020) afirma em artigo publicado no Quishi Journal -
revista de Teoria Política bimestral publicado pelo Comitê Central do PCCh, com
sede em Pequim -categoricamente que “a Economia Política Marxista é o alicerce
do crescimento da China”. No que se
refere ao exame científico, a teoria de Xi Jinping é a que está em vigor hoje
na RPC, está institucionalizada formalmente na academia chinesa, no Estado e no
movimento comunista chinês. Em outubro de 2017, o 19º Congresso Nacional do
PCCh resumiu e propôs o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com
Características Chinesas para uma Nova Era, estabeleceu-o como uma ideologia
orientadora de longo prazo à qual o PCCh deve aderir, e escreveu-o na
Constituição do Partido, concretizando assim o avanço da ideologia orientadora
do partido com o tempo.
Realizado
em março de 2018, a Primeira Sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional
incorporou o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características
Chinesas para uma Nova Era na Constituição, realizando a transformação da
ideologia orientadora do Partido para a ideologia orientadora nacional e
realizando o avanço da ideologia orientadora nacional na atual conjuntura. Os
documentos do PCCh registram as
diretrizes básicas do Socialismo com Características Chinesas para a Nova Era
que são orientações inexoráveis para a defesa, manutenção, desenvolvimento e
modernização do Socialismo que fundamentalmente são a adaptação do conceito
científico de desenvolvimento, o marxismo-leninismo, o pensamento de Mao
Zedong, a teoria de Deng Xiaoping, a Teoria da Tríplice Representatividade de
Jiang Zemim ao atual estágio de desenvolvimento econômico da RPC e à nova era.
Ao analisarmos a Teoria do Socialismo de Xi Jinping é possível evidenciar a presença
da teoria marxista de Mao Zedong atualizada. De acordo com documento do PCCh
entre objetivos gerais do Socialismo com Características Chinesas para a Nova
Era estão;
a)
definição da prática e da experiência coletiva é uma parte importante do sistema
teórico do Socialismo com Características Chinesas
b)
o Partido como a maior força de liderança política
c)
o equilíbrio entre o desenvolvimento e o atendimento das necessidades materiais
do povo por uma vida melhor
d)
um país forte e democrático
e)
promoção e a modernização do sistema de governança nacional e das capacidades
de governança
f)
avanço do Estado de Direito e construção de um sistema jurídico socialista com
características chinesas e um país socialista sob o Estado de Direito
g)
construção de um Exército Popular forte de classe mundial sob comando do
Partido
h)
diplomacia e relações internacionais de novo tipo que promova a construção de
uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade
i)
construção da sociedade socialista com características chinesas
No
que se refere a atual política internacional do Presidente Xi Jinping é
possível identificarmos unidade ainda mais evidente com o pensamento
anti-imperialista do presidente Mao Zedong afirmado desde a fundação da RPC. Um exemplo concreto é que nessa quinta-feira
(29/12) foi realizada em Pequim a Conferência Central sobre Assuntos
Relacionados à Política Externa com a participação do presidente Xi Jinping,
que também é o Secretário-Geral do Comitê Central do PCCh e presidente da
Comissão Militar Central. Em seu discurso Xi Jinping apresentou o conceito de
“diplomacia de grande país”, termo conceitual que foi usado à exaustão pelos
expositores subsequentes na mesma conferência.
A
relevância para o Governo Central da RPC desta conferência pode ser medida pelo
peso institucional que colocaram neste evento. Esta atividade contou com a
presença de Membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do
PCCh, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi, e o
vice-presidente Han Zheng, Membros da Comissão Central de Assuntos Externos,
autoridades importantes de províncias, regiões autônomas, municipalidades
diretamente subordinadas ao Governo Central, cidades listadas separadamente no
plano estatal e o Corpo de Produção e Construção de Xinjiang, dos departamentos
relevantes do Comitê Central do PCCh e das instituições estatais, organizações
populares relevantes, departamentos relevantes da Comissão Militar Central e de
algumas instituições financeiras sob a gestão direta do Governo Central, bem
como embaixadores chineses, cônsules gerais em nível de embaixada no exterior e
representantes em organizações internacionais.
Presidindo a conferência, Li Qiang explicou que a política externa da
RPC hoje é determinada na teoria e na prática pelo Pensamento de Diplomacia de
Xi Jinping.
A
política internacional da RPC foi extensamente apresentada e pode-se sublinhar
que a orientação política da diplomacia da RPC é executar uma diplomacia de
Chefe de Estado, é hoje uma política de grande país com características
chinesas, a RPC rejeita todos os atos de política de poder e intimidação e
defender vigorosamente os interesses e a dignidade nacionais, sua diplomacia
estão na resolutividade das questões de que tipo de mundo construir e como
construí-lo com base na compreensão aprofundada das leis que regem o
desenvolvimento da sociedade humana a partir da visão de mundo, percepção de
ordem e valores dos comunistas chineses, está de acordo com a aspiração comum das
pessoas de todos os países e aponta a direção para o progresso das civilizações
mundiais e busca a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado
para a humanidade a partir da evolução de uma iniciativa chinesa para um
consenso internacional, de uma visão promissora para ações substanciais e de
uma proposição conceitual para um sistema científico.
Foi
citado também como plataforma para ação
a cooperação de alta qualidade do Belt and Road - Cinturão e Rota ou
Nova Rota da Seda – que é um ambicioso programa de infraestrutura de conexão
produtiva e logística, principalmente entre os países em desenvolvimento, que
tem como objetivo impulsionar o PIB mundial).
A Revolução Socialista instaurou
a República Popular da China (RPC) em 1º de outubro de 1949 e naquele
mesmo dia a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês composta de
delegados e de organizações democráticas de todo o país promulgaram a lei
ordinária do Governo Popular Central da RPC e elegeram como Presidente do
Governo Popular Central da China Mao Zedong.
É possível identificar a unidade da política internacional de Xi Jinping
descrita em síntese acima com o discurso de posse do presidente Mao Zedong
(1949, s.p) inaugural da RPC:
“Desde
o governo reacionário de Chian Kaishek e do Kuaomitang (partido nacionalista de
Chian Kaishek que estava no poder e foi deposto pela Revolução Proletária
Socialista liderada por Mao Zedong) que veio traindo a mãe pátria e conspirando
com o Imperialismo e lançou uma guerra anti-revolucionária que o povo chinês
mergulhou no sofrimento.
Felizmente
o Exército Popular de Libertação apoiado por toda a nação tem lutado heroica e
abnegadamente para defender a soberania da nossa mãe pátria e proteger a vida e
o patrimônio do povo, para aliviar a gente do sofrimento e para lutar por seus
direitos e finalmente para eliminar as tropas reacionárias e o governo
reacionário o governo nacionalista.
Agora
a Guerra de Libertação Nacional triunfou e a maioria das pessoas do país foram
libertadas.
Sobre
esta base a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês composta de
delegados de todo o país, organizações democráticas da China, o Exército de
Libertação, gente de diversas regiões e nacionalidades do país, chineses
vivendo no exterior, e outros elementos patrióticos se uniram representando
toda a nação e promulgaram a lei ordinária do Governo Popular Central da
República Popular da China elegendo Mao Zedong como Presidente do Governo
Popular Central da China (…).
O
Conselho do Governo Popular Central decidiu e declara a todos os governo e a
todos os países que este governo que representa todas as pessoas da República
Popular da China.
Este
governo está disposto a estabelecer relações diplomáticas com qualquer governo
estrangeiro, que está disposto a aceitar o princípio da igualdade, benefício
mútuo, a integridade territorial e a soberania.
A teoria científica de Mao
Zedong para o Brasil
Se
faz necessário registrar que este presente artigo não afirma, não propõe, não
convidada, não incita, não estimula, não sugere nem insinua que hoje os
movimentos políticos devem promover uma revolução proletária socialista armada
de tomada do poder capitalista aos moldes da efetuada na China. O mais
importante legado da teoria científica de Mao Zedong é de que os princípios
marxistas são universais, as experiências socialistas reais dos outros países
devem ser sempre estudadas como base, mas não devem ser jamais implantadas
automaticamente no nosso país. Sendo
este o maior legado teórico de Mao Zedong, e que o marxismo deve ser adaptado a
realidade de cada país a partir do rigor científico, tendo presente que o
Brasil não é hoje nem de longe um governo de exceção, é um governo democrático,
popular e progressista, distinto dos regimes de direita chinês de extermínio
físico aos comunistas das décadas de 1920-1930-1940, aquela elaboração dos anos
de 1920/1976 é totalmente inconcebível para a conjuntura do Brasil atual e para
a atual fase do desenvolvimento capitalista qual está o Brasil de 2023 e o
atual estágio civilizatório da humanidade. Todavia, podemos citar que a teoria
de Mao Zedong, de método de análise de massa, de teoria econômica, de
organização de partido e militar influenciou inúmeras organizações da esquerda
brasileira como a Ação Popular (AP) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
contra a Ditadura Militar (1964/1985) no país. Certa vez o já saudoso professor
Wladimir Pomar – que foi dirigente nacional do PCdoB e atuou em operações junto
a Guerrilha do Araguaia – afirmou em aula que estratégia daquela guerrilha era
de orientação marxista-leninista-maoísta.
Após a queda da Ditadura Militar (1964/1985) muitos daqueles integrantes
da AP e do PCdoB ingressaram no Partido dos Trabalhadores – maior partido de
esquerda da América Latina – onde estão até hoje. Novas gerações de dirigentes
de esquerda renovam e reafirmam a atualidade da teoria de Mao Zedong.
Outro
exemplo que Mao Zedong legou e que é atual é a importância de travarmos
batalhas ideológicas, algumas vezes de forma inflexível contra várias
tendências reacionárias alheias ao programa de igualdade econômica-social e
contra as diferentes formas de ações da direita contra-revolucionária e dos
diferentes tipos de oportunismo na sociedade, mas também no seio do Partido. No
que se refere a Economia Mao Zedong provou que é necessário reformas no Estado
capitalista, arranjos institucionais de novo tipo para permitir a radicalização
do exercício da Democracia Popular, na Economia o desenvolvimento das forças
produtivas, implantação de uma planificada acumulação de capital socialista e
alargamento material para uma orientada distribuição da riqueza produzida para
a superação das contradições do capitalismo. Com a distinção do que é geral e
do que é particular da teoria de Mao Zedong e com as atenções de salvaguarda
conjunturais dispostas acima é possível afirmar que a teoria científica de Mao
Zedong é atual e é imorredoura.
Este
artigo é apresentação parcial de uma intensa pesquisa acadêmica sobre a
Economia Socialista da China desenvolvida pelo presente nos últimos dois anos
pelo presente autor na Universidade
Federal do ABC. A exposição aqui presente tem este caráter teórico-científico
de sistematização acadêmica.
https://www.brasil247.com/blog/130-anos-de-mao-zedong-e-a-forca-cientifica-imorredoura-de-seu-pensamento
Marlon de Souza
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