sábado, 16 de julho de 2016

ALÉM DA CRISE, TAMBÉM A DOENÇA É 'PSICOLÓGICA' PARA O GOVERNO TEMER. Por Fernando Brito

O amigo aí curte ser espetado para tirar sangue para um hemograma?

A cara amiga se amarra em entrar no tubo de um tomógrafo? Vai dizer que não gosta daquela cápsula e daqueles rangidos de filme de abdução extra-terrestre?

E um cateterismo de investigação, daqueles com bastante iodo para contraste, não é legal?

Nem um Raio-Xzinho com aquela chapa de metal fria e aquela luz mortiça com a marca de alvo de bala perdida?

Pois é o que o Sr. Ricardo Barros, Ministro da Saúde de Temer, acha.

Porque diz que “é ‘cultura do brasileiro’ só achar que foi bem atendido quando passa por exames ou recebe prescrição de medicamentos, e esse suposto ‘hábito’ estaria levando a gastos desnecessários no SUS (Sistema Único de Saúde)”.

O ministro, que já havia proposto “planos de saúde populares”, com pequena cobertura  para permitir custos mais baixos às operadoras, com a redução na lista de exames e procedimentos cobertos.

Sem problemas, na visão do ministro, porque,  afinal, os exames são uma espécie de placebo, de efeito meramente psicológico.

O ministro é, literalmente, um ignorante.

A cultura do exame desnecessário ou realizado antes de outros procedimentos diagnósticos não é do paciente, mas da própria medicina privada. A preventiva ou de atendimento primário é essencialmente do sistema público de saúde.

Quando um exame de maior complexidade é solicitado, o infeliz ainda leva um bom tempo para marcar e dificilmente deixa de buscar os resultados daquilo que lhe consumiu esforço e tempo para fazer.

Ter resultado negativo em um exame não é desperdício, mas recurso da investigação clínica: um quadro viral muitas vezes só pode ser estabelecido se um hemograma descartar  uma situação de infecção, um lipoma requer, muitas vezes,  uma ressonância magnética para que se elimine a eventualidade de um tumor e assim por diante.

A história de que quer reduzir os exames clínicos é, portanto, alguma “assoprada” que recebeu dos planos e jogou em cima do SUS.

E isso o faz pior que um ignorante, cujo pecado é apenas não saber.

O faz cúmplice de quem quer ganhar muito dinheiro afirmando genericamente que “se faz  exames e dá medicamentos que não são necessários só para satisfazer as pessoas”.

Isso pode até acontecer na medicina privada, por não se querer “perder o cliente”. Na rede pública, o profissional não tem “cliente”.

Tem paciente e nenhuma razão para ele “virar freguês”.

http://www.tijolaco.com.br/blog/alem-da-crise-tambem-doenca-e-psicologica-para-o-governo-temer/

Nenhum comentário: