sexta-feira, 3 de junho de 2016

PRESSA DE ANASTASIA INDICA REVERSÃO NO SENADO. Por Laurez Cerqueira

O relator do processo contra a Presidenta Dilma, Senador Antônio Anastasia, quer antecipar a votação do relatório, de setembro para julho.
Isso é mais um sinal de que o jogo está mudando no Senado, a favor da Presidenta Dilma, devido ao fracasso e o ziguezageamento do governo provisório de Michel Temer.

Ele está se mostrando fraco, titubeante, dominado por Eduardo Cunha, numa perspectiva de isolamento e de alto risco de ser varrido pela vassoura udenista.

Temer está unindo o Brasil contra ele.

Nomeou um ministério de corruptos, com mais de uma dezena dos ministros sendo investigados e denunciados, nas mãos da justiça, num acintoso confronto com o movimento que foi às ruas nas manifestações contra a corrupção.

Temer nomeou um ministério de negócios e corre sérios riscos de ver, nos próximos dias, toda a cúpula do PMDB cair. Dois já caíram. O desgaste é devastador.

Há delações de alto poder implosivo a serem feitas e provas robustas a serem consideradas pelo STF em relação a esquemas de corrupção. Não dá mais para o judiciário segurar.

Além disso, as medidas tomadas de ajuste fiscal foram seguidas de outras de aumento de gastos, no caso, o aumento para os servidores públicos, principalmente para fazer média com o Judiciário, enquanto corta recursos da educação, da saúde, dos programas sociais e investe nas privatizações e na terceirizações de serviços públicos, queimando patrimônio público.

Por outro lado, quase unanimidade das categorias em todo o país estão se mobilizando contra o governo, em defesa da democracia, numa perspectiva de retomada das conquistas sociais, com programação de mega manifestações Brasil afora.

A movimentação nos bastidores indicam que é possível um acordo para volta de Dilma e convocação de novas eleições com plebicito sobre a convocação de uma Constituinte exclusiva para a reforma política.

O governo provisório de Temer está insustentável. Não há confiança. Nem o mercado quer saber dele. A bolsa está caindo todos os dias e Temer também.

As ruas vão dar o rumo da saída da crise.

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/laurezcerqueira/236038/Pressa-de-Anastasia-indica-revers%C3%A3o-no-Senado.htm


Nenhum comentário: