quarta-feira, 8 de junho de 2016

PENHORA DE BENS MÓVEIS É POSSÍVEL PARA PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

A 4ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, proveu recurso para autorizar a penhora dos bens que guarnecem a residência de devedor em execução de alimentos. O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão. Segundo ele, a interpretação de normas que dizem respeito ao menor deve ser voltada ao rumo de proteção dos interessados. Elas devem sobrepor-se a qualquer outro bem ou interesse juridicamente tutelado tendo em vista a condição da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Conforme o voto, o conflito entre o direito à propriedade de bens móveis guarnecendo a residência de toda pessoa e o direito de alimentos do credor de pensão dessa natureza, resguardado pela lei 8.009/90, deve ser solucionado com prevalência desse último.

Processo relacionado: REsp 1.301.467

Fonte: Migalhas

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

http://www.jornaldaordem.com.br/noticia-ler/penhora-bens-moveis-e-possivel-para-pagamento-pensao-alimenticia/40201?utm_campaign=&utm_content=Penhora+de+bens+m%C3%B3veis+%C3%A9+poss%C3%ADvel+para+pagamento+de+pens%C3%A3o+aliment%C3%ADcia+-+JO+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Jornal+da+Ordem+Edi%C3%A7%C3%A3o+2.617+-+Editado+em+Porto+Alegre+em+31.05.2016




Nenhum comentário: