quarta-feira, 4 de abril de 2012

AIRTON PAVILHÃO. O MELHOR ZAGUEIRO DO MUNDO

Vítima de problemas causados pela Hepatite C, faleceu nesta terça-feira, dia 03 de Abril, o zagueiro Aírton Ferreira da Silva, zagueiro-central que marcou época no Grêmio.

Por ser um zagueiro forte e de técnica excepcional, ele despertou a atenção do Grêmio em 1954 quando jogava no Força e Luz, time que existia em Porto Alegre à época. Airton foi trocado com o Força e Luz por um pavilhão de madeira do tempo da Baixada e isso fez com que ele ficasse conhecido como Airton Pavilhão. Segundo as notícias, ainda existem restos desta arquibancada que estão no centro de treinamento do Cristal.

Ele ficou conhecido por jogar sem fazer faltas e eu que o vi jogar ao vivo em várias ocasiões, posso afirmar que ele foi o melhor zagueiro de todos os tempos. Parecidos, mas não iguais a ele, apenas o Oscar nos anos 70 e 80 e mais recentemente o paraguaio Gamarra. Não existem jogos dele filmados e em consequência, muitos dirão que estou exagerando. É claro que aquilo que é transmitido oralmente acaba se transformando em lenda, mas posso afirmar que não; ele realmente foi o melhor. Aliás, para confirmar minhas palavras, devo dizer que certa vez Pelé ao ser inquirido sobre quem havia sido o melhor zagueiro a marcá-lo, falou que foi o Airton Pavilhão e da palavra do Rei não podemos duvidar.

Como todo menino, eu também sonhei em ser jogador de futebol e nos meus sonhos, ao contrário dos outros garotos que queriam ser Pelé ou Garrincha, eu queria ser o Airton, jogando sempre na posição de zagueiro central. Bem, o máximo que consegui foi adquirir o apelido de Patrolão. Alguém imagina o porquê?


Aqui em Santa Maria eu o vi jogar pelo menos duas vezes com aquele lendário time formado por Alberto, Altemir, Airton, Áureo e Ortunho; Cléo e Sérgio Lopes; Marino, Joãozinho, Alcindo e Vieira (Volmir). Ele travava duelos memoráveis com um excelente centroavante do Inter SM chamado Hélio Alves (se não me falha a memória). É de se destacar que o zagueiro central do time de nossa cidade era o não menos famoso Santo que durante algum tempo foi reserva de Airton no Grêmio.

Aqueles que gostam do futebol arte estão de luto.

Jorge André Irion Jobim.

Um comentário:

paulo disse...

Correções: Este ataque jamais existiu, pois Marino jogou entre 1960 e 1964.Deveria ser Babá, Jpãozinho, Alcindo e Volmir. E Pelé sempre afirmou que o melhor zagueiro que enfrentou foi Vicente do Benfica.