quarta-feira, 27 de maio de 2009

UM TRABALHO DE SÍSIFO


Pois é. Ser prefeito não é apenas posar nas fotos de inauguração de obras. representar a cidade em cerimoniais, receber, méritos e honrarias sem esquecer das inevitáveis e repugnantes bajulações. Na verdade, escutando e lendo diariamente nos diversos meios de comunicação as queixas da população a respeito de iluminação pública, de buracos na cidade, problemas de depredação dos containers de lixo, limpeza de parques e praças públicas, etc, acabo me lembrando de Sísifo, aquele personagem da Mitologia Grega que, por ter enganado Zeus, quando morreu, foi condenado a rolar uma pesada pedra até o pico de uma das montanhas mais altas dos Infernos. O problema é que esta pedra tinha um peso calculado de tal forma que, a poucos metros do cume, faltavam forças a Sísifo e a pedra rolava encosta abaixo, começando tudo outra vez, perpetuando-se assim, o duro castigo que lhe foi imposto.

Afinal, manter a iluminação pública, tapar buracos, limpar praças, ruas e parques, ouvir críticas diariamente, também é um trabalho com caráter de eternidade. Tão logo os funcionários recolocam a luminária em um local, outras lâmpadas acabam queimando por causas diversas, inclusive por atos da própria população; se eles tapam buracos em uma rua, logo outra fica esburacada; assim que acabam de limpar uma praça, logo escutamos as criticas a respeito de outra que está relegado ao abandono.

É fácil concluirmos que a tarefa de governar uma cidade é análoga àquela a que foi condenado o referido personagem mitológico. Um verdadeiro trabalho de Sísifo e a pessoa que se propõe a leva-la adiante não pode pensar em descanso ou em ficar imune às críticas.

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

Nenhum comentário: