terça-feira, 31 de março de 2020

GANDHI OU CHE GUEVARA: QUEM VOCÊ ESCOLHERIA PARA LIDERAR A RESISTÊNCIA A UM GOVERNO OPRESSOR? Por Jorge André Irion Jobim

Mahatma Gandhi, nascido em no dia 2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia,  foi um líder do movimento de independência da de seu país e um pregador da não violência como método para alcançar a vitória em qualquer tipo de causa. Quando a Índia era colônia britânica, Gandhi usou métodos não violentos para protestar contra o governo inglês e seus esforços lhe valeram o título de Mahatma, que quer dizer “grande alma”.

Gandhi usou pela primeira vez seu método de protesto não violento em 1906, ao incitar os indianos a não obedecerem às leis britânicas que achavam erradas. Pregou também que eles deveriam permanecer pacíficos, não importando qual fosse a punição por suas ações. Seus protestos não violentos, finalmente ajudaram a Índia a conquistar a independência.

Por outro lado, Ernesto Che Guevara, nascido na Argentina, na cidade de Rosário, em 1928, após tornar-se médico, especializando-se no estudo das doenças alérgicas, deixou a sua profissão de lado para viver envolvido em diversas lutas políticas.

No ano de 1955, Che Guevara decidiu enfrentar as desigualdades políticas que assolavam a América Latina se envolvendo com grupos armados – também conhecido como guerrilhas – que buscavam depor governos que fossem autoritários e que não se preocupavam com as desigualdades sociais. No ano de 1959 alcançou seu maior êxito ao conseguir derrubar o governo de Fulgêncio Batista, que na época presidia Cuba, um dos países mais miseráveis de toda América Central. Na condição de líder da chamada Revolução Cubana, o guerrilheiro ficou conhecido como uma das mais importantes figuras da história em todo o século XX.

No ano de 1967 foi para a Bolívia, nação situada na América do Sul, onde tentou derrubar o governo local em favor de seus ideais de origem socialista e comunista. Dessa vez, a atuação da guerrilha acabou sendo sufocada pela ação de militares bolivianos e norte-americanos. Visto como um líder que ameaçava a estabilidade dos governos de orientação capitalista, Che Guevara foi preso e sumariamente executado pelos seus inimigos.

Em suma, Gandhi empregou a desobediência civil para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia do Reino Unido, enquanto Che Guevara foi um revolucionário marxista, figura importante da Revolução Cubana, na qual, ao lado de Raúl e Fidel Castro, entre outros, derrubou o ditador cubano Fulgencio Batista, apoiado pelos EUA. Ele desempenhou um papel fundamental na vitoriosa guerrilha que, após dois anos, depôs o regime do antigo ditador.

De um lado, a desobediência civil e do outro, a luta de guerrilha.

O questionamento que faço é o seguinte: quem você escolheria para liderar a resistência a um governo opressor? A desobediência civil, ou a radicalização das lutas armadas? Gandhi ou Che Guevara?
Bem. Se me fizerem o mesmo questionamento, eu diria que o ideal é que o sangue não corresse, mas devo frisar que, tendo sido músico adolescente nos criativos anos 60, à época, eu tive os meus dois grandes e únicos ídolos: John Lennon (dos Beatles) por sua postura contestadora e Che Guevara, por sua coragem de enfrentar os imperialistas do norte.

E você?


Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

FONTES

Britannica Escola. https://escola.britannica.com.br/artigo/Mahatma-Gandhi/481345

Escola KIDS. https://escolakids.uol.com.br/historia/che-guevara.htm

Nenhum comentário: