A charge acima diz aquilo que não sei se conseguirei dizer
na sequência. É que o chargista Rafael Corrêa, genial, conseguiu roubar a cena.
Faz, ao mesmo tempo, (i) uma crítica arrasadora aos tempos “pós-modernos” das
redes sociais, em que textos com mais de dez linhas são rejeitados pela malta,
(ii) arrasa com a cultura pret-à-porter e ao anti-intelectualismo tão bem
desenhado e criticado por Alasdair MacIntyre (After Virtue). E, claro, (iii) a
charge atinge em cheio o que disse o presidente da República sobre os livros
didáticos, porque teriam muitas letras: um montão de amontado de muita coisa
escrita.
a) O triunfo do
Saber Nenhum!
Não vou querer neste pequeno espaço fazer tese sobre as
razões pelas quais vivemos esta era do anti-intelectualismo ou do Know Nothing
(o Saber Nenhum) da distopia de MacIntyre. Há bons autores que já trata(ra)m
disso. Gosto muito da “pirâmide” (o epíteto é meu) de T.S. Eliot: informação
não é conhecimento, que não é saber, e que não é sabedoria. Ou, sendo-lhe mais
fiel: Onde está a vida que perdemos no viver? Onde está a sabedoria que
perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que perdemos na informação?
Na Era da (des)Informação em que vivemos, praticamente
todos, com click, têm acesso a um mundo que vem “dado”, à disposição de
qualquer tapado. Mas, então, por que existem tantos néscios vagando feito
Walking dead pelas ruas e faculdades? Simples: porque é necessário transformar
a informação em conhecimento. E, com mais esforço, vem o saber. E a sabedoria
pode ser tudo isso transformado em vivência. Por isso a “pirâmide” tem a base
tão extensa, lotada de gente (des)informada pelo mundo das redes. Paradoxo:
tanta informação e tanta ignorância.
No Direito, vivemos a era da facilitação, mastigação,
tuitização e resumização de conteúdos. Memes. Macetes. Decorebas. Burrice virou
coisa fashion. Concursos recheados de pegadinhas. E gente que “ensina” Direito
sem qualificação. Repetem informações. Que, paradoxalmente, os alunos podem
pegar... na internet. Círculo viciosíssimo.
b) Porque textos com
mais de dez linhas são malditos
Logo, qual é a função do “professor”? Simples: Fazer um
atalho na preguiça dos alunos. Reproduzir, gerando gente como o estudante
chinês, personagem do belo livro de Bernardo Carvalho, Reprodução. O livro
mostra como todos os absurdos podem ser ditos e difundidos de maneira
irresponsável e sem fonte; todos — inclusive minha tia — têm uma opinião
definitiva sobre qualquer coisa. O personagem-estudante-chinês é o protótipo do
indivíduo-produto deste tempo. Mas, atenção: o livro Reprodução é cheio de
letrinhas. Textão. Putz. Quem se anima?
Sigo. Aqui mesmo na ConJur textos longos não são
bem-vindos. Comentaristas — a maioria escondidos no anonimato pós-moderno, leem
apenas o título. E odeiam a priori. Mas são contundentes. E criticam a orelha
do texto. Aliás, críticos de orelha se multiplicam no Direito. Os livros não
deveriam ter orelhas. E nem quarta capa com texto. Vou propor esses cortes.
Temos de desfacilitar o trabalho da malta.
E a coisa piora dia a dia. Basta ver a declaração do
presidente da República. Vamos colocar mais figurinhas e menos letrinhas nos
livros nas escolas. Ótimo, diz minha tia-que-virou-cientista-política.
Maravilha, dizem os tiozões que passam o dia nas neocarvernas, como terroristas
de IA — Ignorância Artificial. Abaixo o textão, diz o menino com fone de ouvido
e celular na mão. Livros didáticos tem de ter figurinhas e o hino. Isso.
Nas redes, os ignorantes perderam totalmente o filtro.
Ofendem, xingam..., mas nem conseguem escrever corretamente os próprios
xingamentos. É comum ver néscios separando sujeito e verbo. E, é claro, odeiam
textos com mais de dez linhas. E odeiam coisas sofisticadas. Eis a comprovação
do Know Nothing.
c) O UBER chegou no
Direito — por edital
E vai piorar mais ainda. Vi, por estes dias, um edital
“institucionalizando” a uberização do Direito. Explico: assim como o cara que
dirige Uber tem discurso empreendedorista (palavra da moda), agora você pode
ser professor sem sair de casa ou algo assim (lembro do velho Instituto
Universal Brasileiro — IUB — recordar é viver : veja aqui comercial antigo).
Pode ser professor sem ser professor; pode ser professor sem contrato com
Faculdade ou Universidade. Igual ao motorista de Uber sem carro — alugue um.
Fala-se em EAD invertido (sic). Detalhe: Li a notícia e constatei, inclusive,
que há a separação do sujeito e do verbo, verbis: “Todos os candidatos
inscritos, terão acesso...
Sim, professor ad hoc. Professor de aluguel. O professor
fica em casa e pode ser chamado por plataforma, como o motorista do Uber. E já
vem o valor que vai receber pela corrida, quer dizer, aula. Não há prova nem
classificação de candidatos. O candidato deve gravar uma vídeo aula de 5
minutos. Esse é o teste. Para qualquer disciplina.
Que tal o novo empreendedorismo epistêmico? O tal negócio,
que promete um “processo seletivo simplificado” (poxa, até isso é
simplificado!) com edital e tudo (!) diz que “O Futuro é Agora” e que a
educação é “4.0”, promete um cadastro de professores-ubers para “Aulas
Interativas Online”. Não vou eu colocar o link aqui, não pretendo incentivar a
tal educação 4.0. Mais: nestes tempos em que não há mais verdades, e fato e
ficção são a mesma coisa, é até difícil saber se o negócio é verdadeiro.
d) De como já avisei
sobre isso nos tempos dos gêmeos xifópagos
Não importa: é mais uma expressão do Geist destes nossos
distópicos tempos de Know Nothing. Como duvidar, afinal, quando o presidente
quer “suavizar” os livros didáticos? Bom, no Direito isso já foi feito de há
muito. Sinopses jurídicas. Com as quais não se faz sinapse. Resumos. Resumões.
E macetes. Que causam vergonha alheia.
Pois é. Meus textos dos anos 90 eram, mesmo, distópicos.
Profetizei. Quando brincava com exemplos tipo Caio e Ticio, gêmeos xifópagos
que brigam à faca, “agressão atual é a que está acontecendo e iminente é a que
está para acontecer”, “coisa móvel alheia é a que não pertence à pessoa”,
“interpretar a lei é retirar tudo o que nela contém” (lipoaspiração epistêmica)
e coisas desse tipo, não pensei que tudo isso poderia vir a ser “sofisticado”.
Sim, porque o Direito, o ensino, tudo parece ter sido whatsapzado,
startupizado.
Qual é o próximo passo? Fahrenheit 451? (Aos que não
entenderam a referência, cuidado: trata-se de... um livro! Um montão de
amontoado de coisa escrita; muitas letras acolheradas — para os preguiçosos,
tem um resuminho no Google — vejam como sou bonzinho: para facilitar a vida de
quem não quer perder tempo lendo, aí vai o site O Poderoso Resumão, em que fala
do Fahrenheit 451 - aqui).
Mas, enfim, penso, já é hora de parar de escrever e ir
para o café. A rubiácea me espera. Calma. Rosane não mudou de nome. Falo da
infusão de rubiácea que, fumegante, me aguarda.
Sem contar que isso aqui já está virado em um montão de
amontoado de muita coisa escrita. Ups!
e) Dica final – Onde
tudo começou!
Ao filósofo Voltaire os néscios causavam horror. Para
saber mais sobre néscios e sua origem, recomendo este texto (recheado de
letrinhas): E eles tem a vantagem de não saber que não sabem.
Lenio Luiz Streck é
jurista, professor de Direito Constitucional e pós-doutor em Direito. Sócio do
escritório Streck e Trindade Advogados Associados
Revista Consultor
Jurídico
https://www.conjur.com.br/2020-jan-09/senso-incomum-saber-nenhum-textoes-letrinhas-crise-direito
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